Rui Ribeiro, doutorado em gestão empresarial e programas de transformação digital pela Columbia Business School e pela Imperial College Business School e director geral da IP Telecom, em conjunto com o economista e fundador e CEO da EAD, Paulo Veiga, lançaram o livro ‘Transformação Digital: os desafios, o pensar e o fazer’.
Este pretende ser um “verdadeiro guia de sobrevivência” para as pequenas e médias empresas, que constituem a grande maioria do tecido empresarial nacional, e uma ferramenta para os líderes «enfrentarem os desafios que a era digital».
O livro aborda diversos temas, entre os quais. o que é e não é a transformação digital, como é ser um gestor e empresário num mundo digital, como tirar partido dos sistemas de informação e oferece ainda uma framework para transformar digitalmente as empresas.
Os autores, que têm mais de 25 anos de experiência na área da gestão e das TI, falam da «necessidade de garantir velocidades de decisão eficazes e eficientes para a competitividade e sustentabilidade das empresas» e introduzem o «conceito de empresa digital inteligente», organizações que com «base dados-informação-conhecimento-sabedoria devem abordar toda uma actividade contínua de melhoria dos processos de negócio».
O livro da editora Actual está à venda em todas as livrarias do país e online, com um PVP de 16,90€, e por cada exemplar vendido será doado um euro ao Refúgio Aboim Ascensão.