NotíciasTendências

Equinix: 30% das empresas portugueses vão expandir-se nos próximos 12 meses

A maioria dos inquiridos (63%) acredita que as mudanças tecnológicas e os investimentos implementados durante a pandemia vieram para ficar.

natanaelginting / Freepik

O estudo anual Global Tech Trends Survey 2022 (GTTS) da Equinix mostra que as empresas parecem continuar optimistas em relação aos seus planos de expansão a nível global apesar da guerra, da possível recessão económica e das preocupações com a sustentabilidade.

O relatório que se baseou nas respostas de 2900 decisores da área de TI revela que, globalmente, 72% dos entrevistados acreditam que a sua organização vai expandir-se nos próximos 12 meses, seja para uma nova área metropolitana (31%), para um novo país (33 %), ou para toda uma nova região (38%).

Em Portugal, 3 em cada 10 inquiridos relataram que a sua organização irá expandir-se nos próximos 12 meses. Desses, 21% planeiam chegar a uma nova cidade num país onde já estão presentes, 12% pretendem expandir-se para um novo país e 9% para uma nova região.

A pandemia continua a ter um impacto significativo nas estratégias digitais das empresas. Mais de metade dos líderes de TI (51%), em Portugal, admite que a COVID acelerou a transformação digital. De facto, 36% confirmam que os seus orçamentos de TI aumentaram como resultado directo da pandemia, admitindo a necessidade de ter uma infraestrutura digital robusta, que se adapte rapidamente às necessidades dinâmicas dos negócios. Além disso, a maioria dos inquiridos em Portugal (63%) acredita que as mudanças tecnológicas e os investimentos implementados durante a pandemia vieram para ficar.

A cibersegurança continua a ser uma das preocupações em todo o mundo e 85% dos entrevistados globais (82% em Portugal) confirmaram que uma das suas principais prioridades consiste em melhorar a segurança cibernética; 84% (85% em Portugal) afirmaram, ainda, que é crucial o cumprimento das regulamentações locais sobre os dados; enquanto 83% (79% em Portugal) destacaram a necessidade de preparar os seus negócios para o futuro. Finalmente, as ameaças mais temidas pelos líderes de TI em Portugal são os ciberataques (77%) e as quebras de segurança e a fuga de dados (72%).

Carlos Paulino, Managing Director da Equinix em Portugal, comenta os principais resultados do GTTS: «É evidente que os decisores de TI no nosso país prosseguem a sua jornada de transformação através de uma estratégia digital-first, promovendo a optimização, flexibilidade e escalabilidade da rede».

O responsável revela ainda que «Portugal está a assumir-se como um importante hub de conectividade internacional, especialmente por meio de cabos submarinos muito relevantes em especial a África, América e Europa, o que constitui um recurso de elevado valor para todos os negócios digitais baseados no nosso país».