NacionalNotícias

Capgemini abre laboratório dedicado à mobilidade em Vila Nova de Gaia

A nova unidade arranca com uma equipa de mais de 350 colaboradores, mas a ideia da empresa é criar um total de 700 postos de trabalho até 2025.  

A Capgemini inaugurou o mais recente laboratório de investigação e desenvolvimento da sua submarca Capgemini Engineering dedicado à estratégia de mobilidade sustentável e inteligente em Vila Nova de Gaia.

O Mobility Lab é um centro de I&D onde serão desenvolvidas e testadas soluções para a indústria automóvel que posteriormente serão aplicadas a projectos reais, tais como «aplicações de condução autónoma, de conectividade e ligação à cloud, soluções de verificação e validação automáticas com recurso a inteligência artificial».

A nova unidade arranca com uma equipa de mais de 350 colaboradores, mas a ideia da Capgemini Engineering é criar um total de 700 postos de trabalho até 2025. Bruno Coelho, membro do Comité Executivo e responsável pela área de R&D da Capgemini Engineering, refere que «para alcançar este objectivo, neste momento já estão a recrutar mais 200 pessoas».

O responsável explica a estratégia de contratação da empresa: «Queremos criar uma equipa de profissionais altamente qualificados e de excelência, que responda de forma célere e eficiente aos novos e constantes desafios com que se confrontam os nossos clientes da indústria automóvel. Em simultâneo, esta equipa irá ter a seu cargo o desenvolvimento de soluções inovadoras para o futuro.»

Sobre a aposta, Bruno Coelho refere ainda que o centro «vai contribuir para transformar Portugal num hub de referência à escala mundial na área das soluções de ponta para a condução autónoma segura e para o transporte sustentável».

O Mobility Lab terá ainda uma «forte vertente de formação para proporcionar o desenvolvimento das competências dos colaboradores da Capgemini Portugal neste domínio tecnológico.

Além disso, a empresa anunciou que vai liderar o Projeto Route 25, uma iniciativa apoiada pelos fundos do PRR para o «desenvolvimento e o lançamento de mais de 50 novos produtos, processos e serviços que contribuirão para reduzir em 85% as emissões de CO2 e para diminuir o número de acidentes em 30%».

O Route 25 representa um investimento de 50 milhões de euros e vai ainda significar a criação de mais 1000 novos postos de trabalho em Portugal.