Nos últimos dois anos os espaços de cowork ganharam visibilidade e credibilidade como sendo espaços que promovem o crescimento das empresas e a motivação dos trabalhadores. Porquê nos últimos dois anos?
A resposta está na pandemia covid-19 e nas transformações a que o confinamento obrigou, como o teletrabalho para as pessoas e a transformação digital para as empresas.
Alternativas a trabalhar em casa, que a longo prazo acabou por causar estagnação psicológica e criativa a muita gente, foram sendo cada vez mais procuradas com o objectivo de recuperar a interacção social, a rotina laboral e a inspiração.
Inteligentemente adaptados a quem necessita de se manter inspirado, motivado e produtivo, os espaços coworking resultaram num aumento da satisfação dos colaboradores e na redução dos custos das empresas que usufruem dos espaços.
Numa explicação sucinta, coworking é nada mais, nada menos do que partilhar o mesmo espaço de trabalho, mas, a magia que resulta dessa partilha torna a consideração de aprender mais sobre o conceito bastante recomendada.
Quais os benefícios de aderir a um espaço cowork
Neste artigo explicamos quais os benefícios de aderir a um espaço coworking, e de que maneira tal adesão contribui para o aumento da produtividade e redução dos custos das empresas.
Trabalhar e estar em contacto com a natureza
Para além de modernos e bem equipados, estes espaços são criados de forma a aumentar os níveis de felicidade dos membros através da introdução de elementos da natureza, que reduzem a ansiedade e os distúrbios psíquicos, aumentam a criatividade, o bem-estar, a produtividade e as capacidades cognitivas.
O LACS cowork em Cascais é um óptimo exemplo disso dando mesmo a possibilidade de alargar o trabalho até às zonas ao ar livre, como jardins com árvores onde se pode respirar ar fresco e apanhar sol.
Um dos factores fulcrais para o sucesso de qualquer negócio é a felicidade dos colaboradores, por isso quanto mais métodos encontrar que o possam garantir, melhor.
Redução de custos
Uma das poupanças com que pode contar é o corte nas despesas da água, luz, internet, do ar condicionado e até da renda, pois todos estão incluídos no pacote que escolher, todos estão entregues à responsabilidade do coworking.
Esta informação tem muito mais interesse após descobrir que pode aderir ao plano de membro para Quick Office – do Cluster Criativo LACS em Lisboa – por 2,5€ a hora e por pessoa.
A redução de custos é realmente significativa e os serviços são pensados para oferecer a melhor experiência possível, seja numa reunião com um novo cliente ou num brainstorming com colegas. Explore os vários pacotes disponíveis.
Networking e modalidades de trabalho
A natureza do seu negócio ou o tipo de escritório que procura é indiferente, porque habitualmente as opções são personalizadas ao pedido de cada cliente e requisitos como internet super-rápida, impressoras, serviço de cafetaria entre outros, estão incluídos nos indispensáveis.
Esta possibilidade de integração de tipos diversos de empresas torna não só a troca de ideias e o ambiente de trabalho super rico, como facilita a realização de networking entre os membros do cowork.
Segurança e higiene Covid-19
Estes espaços garantem estar preparados para receber os seus membros com segurança em tempos de pós-pandemia, sem impedir que as dinâmicas de convívio ou o conforto sejam comprometidos.
Este é um ponto importante especialmente para aqueles que se habituaram a trabalhar partir de casa, onde estabeleciam as próprias regras.
Aumento da motivação e autoestima dos colaboradores
A política interna nestes espaços é diminuída e por isso a competitividade passa a ser sobretudo construtiva. A motivação e o bom ritmo de trabalho são também elementos naturais, quando há um grupo de pessoas inspiradas e confiantes a conviver no mesmo local.
As aprendizagens multiplicam-se, pois, as interacções acontecem entre um largo grupo pessoas com backgrounds diversificados, e isso aumenta não só a auto-estima como a factual intelectualidade dos membros.
Pequenas, médias e grandes empresas, freelancers e estudantes, recorrem cada vez mais a espaços cowork por saberem que podem efetivamente aumentar a produtividade, a concentração e a inspiração abrindo até portas para o futuro.
Esta foi uma evolução fruto da maneira como as pessoas tiveram de se adaptar às mudanças impostas pela Covid-19, que acabou por trazer pontos positivos e devolver alguns valores de comunidade ao mundo laboral.