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Younited recebe financiamento de 140 milhões de euros e vai duplicar equipa em Portugal

A fintech «pretende atribuir cerca de 4 milhões de euros por mês em créditos ao consumo» no mercado nacional.

A Younited Credit, marketplace de crédito ao consumo presente em Portugal desde 2018, acaba de anunciar que fechou uma nova ronda de financiamento de 170 milhões de dólares (cerca de 140 milhões de euros) com o objectivo de se  tornar na maior plataforma de crédito e de pagamento na Europa.

O investimento leva à entrada de dois novos investidores, a Goldman Sachs Asset Management e a Bridgepoint, tendo também participado no levantamento os anteriores investidores Eurazeo, Bpifrance e a AG2R La Mondiale.

Nascida para simplificar as regras de acesso ao crédito, a Younited Credit vai usar o financiamento para consolidar a sua presença nos mercados em que está presente, nomeadamente França, Itália, Espanha, Portugal e Alemanha.

A fintech tem vindo a crescer no mercado nacional e «pretende atribuir cerca de 4 milhões de euros por mês em créditos ao consumo, chegando ao marco de 50 milhões de euros atribuídos em 2022».  Entre Janeiro e Maio de 2021, a Younited atribuiu mais de 4,3 milhões de euros em créditos para obras, consolidação de créditos e liquidez, um valor 123% superior face ao período homólogo, e por isso quer duplicar a equipa portuguesa e espanhola e «chegar a 2022 com mais 100 colaboradores no mercado ibérico».

A Younited pretende ainda industrializar a sua oferta B2B e anunciou o lançamento do Younited Pay, um novo método de pagamento que permitirá às empresas do retalho fornecerem planos de pagamento repartidos por 3 a 48 meses. Previsto para o segundo semestre de 2021, este método estará disponível tanto online como em pontos de venda físicos.

Outros dos objectivos da ronda de investimento passa por «acelerar a estratégia de inovação de produtos, com base em dados e inteligência artificial, e desenvolver novos serviços de apoio financeiro personalizados», revela  a fintech.

«Com esta nova injeção de capital, a Younited ganha maior impulso para fortalecer a sua presença nos mercados onde já opera, como o caso de Portugal, consolidando e industrializando as soluções B2B como o Younited Pay», explica Annie Criscienti, Deputy CEO da Younited para Portugal (na foto).

A responsável salienta ainda que «o consumidor português é naturalmente mais receoso na compra online de serviços financeiros», mas que «a pandemia veio alterar comportamentos». A empresa sente «um mercado totalmente diferente, mais aberto e mais disponível» e por «o futuro contará certamente com o crescimento da Younited em Portugal», acrescenta Annie Criscienti.