NacionalNotícias

Microsoft e NOS fazem parceria para acelerar a digitalização das empresas nacionais

A colaboração assenta em três eixos: cloud first, inovação partilhada e soluções integradas.

Freepik

A Microsoft e a NOS querem «melhorar a forma como as pessoas vivem e trabalham, assim como acelerar a transformação digital das empresas e fomentar a inovação no sector das telecomunicações através de tecnologias como 5G, cloud e IoT» e para isso vão colaborar e criar soluções em conjunto.

As empresas assinaram um acordo de parceria que irá resultar em várias iniciativas, entre as quais o lançamento de novas ofertas no mercado e o desenvolvimento de casos de sucesso de inovação e de clientes.

A colaboração vai ter como base três eixos estratégicos. O primeiro está relacionado com a co-criação e inovação partilhada, em que vão procurar «contribuir para a transformação digital da sociedade e a procura de oportunidades que tirem partido do 5G»; e a segunda área de destaque será o desenvolvimento de uma estratégia Cloud First.  Neste caso, a Microsoft e NOS, esperam «potenciar em larga escala a redução do time to market das empresas, permitir ganhos de eficiência nos modelos operativos e contribui para a redução da pegada ecológica» das organizações. Para tal, o operador desenvolveu um centro de excelência cloud, que «apoiará a modernização aplicacional e de infraestruturas, incentivando sistemas de inteligência artificial bem como modernas soluções de colaboração».

Por último, a Microsoft e a NOS querem criar soluções integradas para o mercado B2B para diversas áreas com o «objectivo de acelerar a maturidade digital do tecido empresarial português, bem como suportá-lo nas suas estratégias de capacitação e adopção da cloud». A abordagem passa «pela oferta de soluções inovadoras de produtividade, disponibilização de serviços Azure e implementação de serviços em edge computing».

Para Paula Panarra, directora geral da Microsoft Portugal, «esta é uma parceria estratégica que irá melhorar significativamente os serviços e soluções disponíveis no mercado nacional de telecomunicações».

Miguel Almeida, presidente da Comissão Executiva da NOS, acrescenta que a empresa tem «o compromisso de contribuir activamente para a digitalização de Portugal e para a implementação, com sucesso, da economia digital». O responsável conclui que a colaboração com a Microsoft «é mais um passo decisivo nesse sentido».