O mercado global de nuvem pública de Infraestrutura como um Serviço (IaaS) representa, hoje, 37,8 mil milhões de euros. Este sector, liderado pelas maiores empresas de tecnologia, tem como protagonista a Amazon Web Services (AWS). O que não deixa de ser curioso já que a infra-estrutura, de forma isolada, está a perder ‘terreno’, à medida que as empresas preferem acrescentar serviços às suas soluções de armazenamento.
Ainda assim, isso parece não desacelerar o crescimento da receita da Amazon. Por maior que seja a AWS – registou receitas de 16,8 mil milhões de euros em 2019 -, a empresa continua a crescer a uma taxa constante, aumentando a receita em 29% entre 2018 e 2019, de acordo com os dados mais recentes da Gartner compartilhados com o CIO Dive.
O vencedor da guerra das nuvens está, por isso, amplamente definido, segundo várias consultoras. A Amazon continua a ser o maior fornecedor a gerar receita, apesar dos seus mais directos concorrentes, como a Microsoft e a Google, continuarem a crescer à medida que o mercado amadurece e mais empresas colocam cargas de trabalho na infra-estrutura de nuvem pública.
Nova categoria
A liderança da AWS ganha ainda maior protagonismo com o surgimento no mercado de um novo segmento integrado onde IaaS e PaaS se unem: o segmento de infra-estrutura em nuvem e serviços de plataforma (CIPS – cloud infrastructure and platform services ), a nova categoria da Gartner que inclui ofertas de aplicações, banco de dados e plataforma de desenvolvedor de aplicações como um serviço.
É também um mercado muito maior do que o IaaS sozinho, já que em 2019 o CIPS gerou 53,5 mil milhões de euros em receita. Neste novo segmento, a Amazon controla metade do mercado, uma participação ainda maior do que no IaaS.
«Ninguém acorda de manhã e diz: “Quero comprar IaaS”», disse à comunicação social Sid Nag, analista da Gartner. «As empresas o que estão é a tentar resolver um problema de negócio», o que justifica o facto de as empresas estarem a comprar uma combinação de infra-estrutura e serviços de plataforma, escolhendo um fornecedor com base nos seus recursos.
A importância de ser líder
Obviamente que ser líder é positivo. Mas mais que o encaixe financeiro conquistado pelo negócio realizado, ser líder implica comunicar essa posição ao mercado. Para o analista Alberto Santos Pereira, «os valores de participação no mercado ainda continuam a ter peso no acto da compra. Perceber quanto cada grande fornecedor de nuvem controla o mercado dá-lhe o direito de se vangloriar e influencia os fornecedores seleccionados pelas empresas». A participação de mercado é importante porque, diz o analista, «reflecte a quantidade de talento e conhecimento institucional que existe para entregar soluções».
A Amazon Web Services controla 45% do mercado de nuvem pública IaaS, seguida pela Microsoft com 18%. Alibaba, Google e Tencent completam os cinco primeiros. No entanto, ano após ano, a participação de mercado da Amazon diminuiu lentamente, um resultado directo do crescimento e da perda de participação de mercado de outros fornecedores. A Alibaba e a Tencent têm a maior presença na China e no Sudeste Asiático, mas não ocupam tanto espaço na América do Norte. O cenário é semelhante no mercado de CIPS, onde a Amazon controla 50% do market share de 2019, seguida pela Microsoft com 23%.