InternacionalNotícias

Nutanix reforça aposta na cloud híbrida e multicloud

A empresa de computação na nuvem fez o seu evento anual .Next Digital Experience, em que anunciou novas soluções dedicadas à multicloud, um novo programa de canal e uma parceria com Microsoft para Azure com foco na cloud híbrida.

natanaelginting/Freepik

A Nutanix anunciou um novo acordo de colaboração com a Microsoft que se traduz numa «solução híbrida com mobilidade de aplicações, dados e licenças, assim como uma gestão unificada em ambientes on-premise e Azure, através da Nutanix Clusters em Azure», explicam as empresas, em comunicado.

A solução Nutanix Clusters em Azure tem como objectivo proporcionar uma maior flexibilidade na cloud para que os clientes possam optar por de diversos tipos de nuvens, conforme forem mais adequadas para as suas cargas de trabalhos, «sem os problemas operacionais e técnicos habituais na gestão de ambientes múltiplos», o que permitirá ter um «grande poupança de custos».

Tarkan Maner, CCO da Nutanix, explica os benefícios da colaboração: «Sabemos que os clientes procuram soluções simples para avançar na sua viagem na cloud. Este acordo ajuda-nos a fornecer uma oferta única de software através de clouds públicas e privadas, o que significa maior agilidade e uma importante poupança de custos».

Multicloud é prioridade
No evento, a empresa revelou novidades no seu software de infraestruturas hiperconvergentes (HCI) que simplificam as implementações multicloud e possibilitam uma melhor monitorização de segurança, além de uma maior capacidade de automação: tudo isto vai permitir «melhorias de 50% no desempenho».

A Nutanix apresentou ainda novas capacidades de rede virtual para a solução de networking Nutanix Flow que facilitam a criação e gestão de redes definidas pelo software e podem ligar aplicações executadas em data centers privados e ambientes de cloud pública, simplificando «o trabalho em rede para implementações híbridas e multicloud».

Outra das novidades da empresa foi uma plataforma como serviço (PaaS) multicloud baseada em Kubernetes, a Karbon Platform Services, que oferece segurança gerida por um sistema automático e ajuda as equipas de TI a acelerar o desenvolvimento e a implementação de aplicações baseadas em micro-serviços em qualquer cloud.

Novo programa de canal
O Elevate é o novo programa de canal da empresa que reúne todo o ecossistema de parceiros sob uma única arquitetura, para simplificar processos e ajudá-los a crescer através da venda de soluções híbridas e multicloud. Christian Alvarez, senior vice president of worldwide channels da Nutanix, explica o programa:

«O nosso objectivo é sempre o de simplificar, tanto na nossa tecnologia inovadora, como na forma como fazemos negócio, e o Elevate surge com esta visão, com todo o nosso ecossistema de parceiros, permitindo-lhes levar aos seus clientes as novas tendências em tecnologias baseadas em subscrição, multiproduto e multicloud».

A empresa refere que o Elevate «é diferente dos outros programas tradicionais, uma vez que se foca mais nas capacidades e competências dos sócios de empresas, para venderem e apoiarem a oferta de produtos Nutanix, do que na fixação de objectivos de faturação». O programa vai corresponder a um crescimento de dois dígitos no investimento realizado pela Nutanix no canal em relação a programas anteriores.