A Kaspersky anunciou os seus resultados financeiros de 2024 em que conseguiu receitas de cerca de 750 milhões de euros (822 milhões de dólares), o que representa um crescimento de vendas de cerca de 11%.
O crescimento do negócio da Kaspersky foi, em grande medida, impulsionado pelo sucesso do seu negócio B2B com estas vendas globais a cresceram 19% em termos anuais (YoY). Tanto o segmento enterprise, como as PME mostraram um crescimento de dois dígitos, 21% e 17%, respectivamente.
Além disso, as vendas empresariais foram impulsionadas tanto pelo crescimento das soluções de endpoint (26% YoY), como das soluções não endpoint (12% YoY), com a quota das soluções não endpoint a prevalecer e a representar 53%.
O ano de 2024 também ficou marcado pela a apresentação da nova linha de produtos de referência da companhia, a Kaspersky Next. O portfólio combina uma protecção robusta de endpoint com a transparência e a velocidade do EDR (endpoint detection and response), juntamente com a visibilidade e as poderosas ferramentas do XDR (extended detection and response), dando um novo impulso às vendas do ecossistema B2B da empresa.
As principais soluções da Kaspersky para proteger as empresas dos ataques mais sofisticados, como a SIEM Kaspersky Unified Monitoring and Analysis Platform, alimentada por ferramentas de IA de última geração, e a solução anti-APT abrangente Kaspersky Anti Targeted Attack Platform, registaram aumentos de vendas, em termos globais, significativos, com +39% e +18% em relação ao ano anterior, respectivamente.
Os Serviços de Segurança da Kaspersky também tiveram um forte desempenho durante o ano passado: as vendas do Kaspersky Incident Response aumentaram em 20% YoY, enquanto os serviços de SOC Consulting e Kaspersky Compromise Assessment cresceram em 105% e 271% YoY, respectivamente. As vendas da solução Kaspersky Managed Detection and Response, que no ano passado foi coroada como um dos Campeões entre os fornecedores MDR líderes da indústria pela SoftwareReviews, subiram 18% YoY.
Adicionalmente, a Kaspersky continuou a impulsionar o desenvolvimento das suas soluções inovadoras, tendo apresentado uma nova versão do Kaspersky Thin Client e lançado o Kaspersky Appicenter, uma plataforma de distribuição de conteúdos para dispositivos baseados no KasperskyOS, um sistema operativo com proteção inata. As vendas de produtos baseados no KasperskyOS cresceram 84% YoY em 2024.
O ano foi também marcante para o negócio B2C da empresa, que registou uma dinâmica de negócio positiva em várias regiões, em particular na América Latina (+6%YoY), na região META (+20%YoY) e na Rússia, Ásia Central e Comunidade de Estados Independentes (CEI) (+26%YoY). O resultado global das vendas B2C registou um ligeiro decréscimo de 2% em relação ao ano anterior, devido à influência geopolítica.
Andrey Efremov, Chief Business Development Officer da Kaspersky, explicou os bons resultados: «O recorde de receitas da Kaspersky em 2024 é a validação mais forte da nossa estratégia, um sinal claro de que temos a capacidade e o impulso para superar o mercado e concretizar a nossa visão a longo prazo. Este marco dá-nos energia para irmos mais longe: alargando a nossa liderança tecnológica e conhecimentos especializados e inovando para estarmos hoje à frente das ameaças do futuro. Os nossos resultados reforçam a nossa missão de oferecer uma proteção de classe mundial, antecipar a evolução dos vetores de ataque e expandir o nosso portfólio para atender – e superar – as expectativas dos nossos clientes».