Empreendedorismo

Lampsy Health recebe investimento de 230 mil euros para detectar epilepsia com IA

A startup vai usar esse valor para desenvolver a solução, validando o produto com mais pacientes,  certificá-la como dispositivo médico na UE e quer entrar mercado no início de 2026. 

Vicente Garção e Leonor Pereira © Lampsy Health

A Lampsy Health anunciou a concretização de um investimento de 230 mil euros liderado pela Fundação Ageas e a participação das business angels Susana de Sousa e Ellie Asgari.

A startup portuguesa, que é uma spin-off do Instituto de Telecomunicações e do Instituto Superior Técnico, criou um dispositivo integrado num candeeiro que usa IA para detectar ataques epilépticos que enviar alertas para cuidadores ou contactos de emergência.

A Lampsy Health vai usar esse valor para desenvolver a solução, validando o produto com mais pacientes, certificá-la como dispositivo médico na UE e quer entrar mercado no início de 2026.

Vicente Garção, co-fundador e CEO, da startup, explica a importância do financiamento: «O apoio da Fundação Ageas, juntamente com a experiência da Susana de Sousa e a perspectiva clínica da Drª. Ellie Asgari, permite-nos expandir a nossa rede de parcerias estratégicas e preparar a entrada ao mercado de forma eficaz. É um passo chave para nos aproximarmos do nosso objectivo de garantir segurança e paz de espírito a todas as famílias a viver com epilepsia a nível mundial».

A Lampsy Health diz que consegue uma «precisão de 99%» e já está a validar o seu aparelho em parceria com todas as unidades de epilepsia em hospitais públicos na área metropolitana de Lisboa. Além deste investimento, a spin-off planeia levantar mais cerca de um milhão de euros até ao final do ano.

Deixe um comentário