Além Fronteiras

Inteligência artificial, multimédia, data center e cloud são as apostas da QNAP para 2025

A empresa realizou o QNAP World Tour 2024, em Madrid, onde reuniu parceiros e os media para mostrar as novidades ao nível de produtos e serviços e revelar a sua estratégia para o próximo ano.

© QNAP/AEMpress

No evento, Adrián Groba, country manager de Espanha e Portugal da QNAP, explicou que a empresa é «líder mundial em servidores NAS no sector empresarial» e que tem «tido um crescimento constante de mais de 20% no volume de negócios, ano após ano, em networking» ou seja, desde que esta linha de negócio foi lançada, há sete anos. O responsável acrescentou que o “segredo” deste sucesso é uma equipa e soluções de «confiança» que oferecem diversas «funcionalidades técnicas», entre as quais de «conectividade, rendimento, configuração, monitorização e expansão».

Adrián Groba revelou que os «três sectores fundamentais para 2025 são a inteligência artificial, toda a parte do áudio-vídeo e data center», todas com um ponto em comum: a cloud. Na área da nuvem privada, a QNAP tem um «portfólio muito extenso», com uma oferta de «segurança, privacidade de dados e um controlo de custos com escalabilidade que se adapta às necessidades do cliente». Adrián Groba deu o exemplo do sistema operativo da QNAP: «Temos desempenho e personalização com o QTS, onde é possível fazer várias configurações e utilizar, a partir do AppCenter, as aplicações necessárias para o que o cliente pretende, assim como a parte dos requisitos de conformidade, de segurança e privacidade de dados».

O country manager falou ainda lançamento da «solução de 4 petabytes com 35 GB por segundo de ligação para ambientes de nuvem privada», da cloud híbrida com melhorias na conectividade, tanto para utilizadores locais como remotos; do Snapsync para backups imutáveis e apresentou o Airgap+, que permite implementar uma «configuração de backup 3-2-1-1-0, adicionando uma cópia adicional num ambiente offline e protegido para garantir que a cópia de segurança não apresenta erros, garantindo a integridade dos dados».

A importância dos parceiros
Adrián Groba esclareceu à businessIT que o foco da QNAP está «95% no mercado B2B, principalmente através da melhoria das funcionalidades com alta disponibilidade nos switches, ligações Ethernet de alto desempenho e alta capacidade e a melhoria dos serviços a nível local». O country manager disse que a QNAP espera «continuar o crescimento de dois dígitos que tem tido nos últimos seis anos» e aumentar a facturação, em 2024, em «10 a 20% em relação ao ano passado».

O mercado nacional não é muito diferente do espanhol, avançou o responsável: «Normalmente, temos um volume maior de interacções com pequenas e médias empresas, mas depois também temos alguns projectos muito grandes». A empresa expandiu a sua acção, adicionando novos parceiros de distribuição em Portugal como a «Also e a TD Synnex» e está em «conversas com a CPCdi».

Já ao nível do programa de canal, o country manager destacou as áreas da «formação e da certificação», já que considera ser «muito importante que os parceiros se actualizem»; Adrián Groba referiu também que a QNAP está a «aumentar muito a equipa na Península Ibérica», que conta agora com «onze colaboradores». Em termos de estratégia, há uma «uniformização de produtos, serviços, preços e do programa de parceiros», não havendo «qualquer diferenciação» entre Portugal e Espanha; a única diferençã está no facto de a QNAP dar «apoio e ter formações em português» para os clientes e canal.

Deixe um comentário