A Deloitte anunciou os vencedores da segunda edição do Deloitte Technology Fast 50 Portugal, que distingue as empresas tecnológicas nacionais que alcançaram maior crescimento anual de receitas nos últimos três anos.
O top 10 das empresas com mais crescimento em Portugal é composto pela i-charging, Bloq.it, Coverflex, Horus, EFFY, genesis.studio, Ztech, EVOX, Replai e Musiversal. As restantes vencedoras podem ser consultadas aqui.
Além destas tecnológicas, foram ainda distinguidas a PeekMed, Promptly e Rauva como ‘Rising Stars’, uma categoria que tem a parceria da Startup Portugal. A Critical Manufacturing foi considerada a melhor ‘Market Catalyst Award’, a Portugal Ventures venceu a categoria ‘Venture Champion Award’ e a empresa a Miles in the Sky foi reconhecida com o ‘Impact Award’. Já Veronica Orvalho, co-fundadora e CEO da Didimo, foi escolhida como ‘Women in Leadership’, um prémio que reconhece a liderança no feminino.
As empresas vencedoras «tiveram um crescimento superior a 260% desde 2020» e alcançaram um volume de negócios agregado de 520 milhões de euros, representando uma média de 120 mil euros por colaborador e uma produtividade média por colaborador de 70 mil Euros. Além disso, apresentam uma percentagem de exportações superior a 65% do volume de negócios sendo a maioria de Lisboa (21) e Porto (19).
Pedro Brás da Silva, partner da Deloitte, explica que «o crescimento notável alcançado pelas empresas que integram o ranking» e o facto de existirem «23 novas empresas face ao ano anterior, demonstram o dinamismo e a capacidade de inovação que estes negócios podem trazer».
O responsável salientou ainda o facto destas empresas darem «um contributo interessante para a economia nacional, através de uma vocação altamente exportadora, criação de emprego qualificado e produtividade bastante acima da média».