Empreendedorismo

Portuguesa Rauva é a grande vencedora do concurso europeu Mastercard For Fintechs

O prémio foi atribuido com base na «experiência da equipa, grau de inovação, saúde financeira, viabilidade a longo prazo, potencial de escalabilidade e alinhamento estratégico» com a empresa de pagamentos.

Johan Lindstrom e Jon Fath © Rauva

A Mastercard anunciou que a Rauva foi a grande vencedora da primeira edição na Europa Ocidental do concurso Mastercard For Fintechs. Com este programa, a multinacional quer «identificar e apoiar as startups mais inovadoras com potencial para transformar o futuro» da indústria dos pagamentos.

A fintech portuguesa desenvolveu uma plataforma de gestão empresarial integrada focada em ajudar as PME e empreendedores a iniciar, gerir e expandir os seus negócios, integrando num só lugar contas empresariais, software de facturação certificada e serviços de contabilidade.

A Rauva conquistou um prémio avaliado em 50 mil euros em apoio de marketing, acesso aos activos de patrocínio da Mastercard, entrada privilegiada no dia de selecção final do programa Start Path e mentoria por parte de especialistas e fundadores do ecossistema.

Paloma Real, Presidente de Divisão da Europa Ocidental da Mastercard. explica a escolha: «A Rauva representa verdadeiramente a visão progressista de que precisamos para transformar os pagamentos e impulsionar a inclusão financeira».

Já Jon Fath, co-fundador e CEO da fintech nacional, salienta que o prémio «representa o reconhecimento do trabalho em tornar o empreendedorismo facilmente acessível a todos». O responsável salienta a Mastercard «tem sido aliada» da Rauva desde o início e que este apoio vai permitir «continuar a ajudar as PME a terem sucesso nos seus negócios».

Além da Rauva, participaram mais nove finalistas de Itália, França, Espanha, Portugal, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos e o vencedor foi decido com base em critérios como «experiência da equipa, grau de inovação, saúde financeira, viabilidade a longo prazo, potencial de escalabilidade e alinhamento estratégico» com a empresa de pagamentos.

A iniciativa Mastercard For Fintechs assenta em três pilares, sendo que o primeiro são os eventos, para promover networking; o segundo são as competições, «para aumentar a visibilidade e o reconhecimento»; e terceiro é a educação, «proporcionando às fintechs o conhecimento e as informações essenciais para enfrentar desafios e aproveitar novas oportunidades».