NacionalNotícias

Syone anuncia solução de IA para facilitar a pesquisa em grandes volumes de dados

A empresa portuguesa de soluções open source lançou a framework ezSearch, que usa inteligência artificial generativa para ajudar as organizações a transformar a pesquisa em bases de conhecimento. A Syine garante que é uma experiência «tão natural como conversar num chat».

Eduardo Taborda © Syone

A ezSearch surgiu para «garantir a segurança e a privacidade da informação», além de, ao mesmo tempo, «facilitar o acesso aos funcionários, criando um ambiente seguro e confiável para a gestão e análise de dados», salienta Eduardo Taborda, CEO da Syone. A ideia é ainda permitir que as organizações se «possam reinventar» e transformar os modelos de negócio, «capitalizando o conhecimento que têm em casa».

A mais recente solução desta empresa nacional possibilita a procura e a identificação de informação nos documentos indexados na knowledge base das organizações e usa IA para tornar a experiência «tão natural como conversar num chat». Assim, basta descrever o que se pretende, formulando perguntas (prompts – instruções) para obter as respostas necessárias; segundo a Syone, isto «diminui significativamente o tempo de pesquisa», especialmente em organizações que tenham «grandes volumes de dados». Além disso, as empresas que já usam a solução, como é o caso da Mota Engil Global, têm outros benefícios: «Acesso à informação de forma segura, fiável e controlada; melhoria da produtividade e aumento da satisfação do utilizador», sublinha Eduardo Taborda. A estratégia com esta aposta é clara: ajudar os clientes a «manterem-se competitivos e à frente da inovação, nos seus sectores».

A framework ezSearch pode ser usada por grandes organizações e PME, já que se ajusta às necessidades e preferências de cada empresa. O CEO da Syone explica como: «Podemos adaptar a ferramenta de acordo com as exigências de cada organização, para garantir que o sistema funciona de forma eficiente e útil para cada cliente». Por outro lado, pode ser usada em diversos sectores,a sendo que o responsável aponta os «escritórios de advogados, as unidades de saúde, os players do sector financeiro, os agentes do sector da energia e as entidades governamentais, entre outros», como os principais destinatários da solução.

Segundo o Eduardo Taborda, a ezSearch dá resposta à «necessidade de abordar uma preocupação crucial no mercado relacionada com a utilização da inteligência artificial, ou seja, a seguran