NotíciasSegurança

Quase 40% das empresas geo-distribuídas europeias enfrentam problemas de rede regularmente

De acordo com o estudo da Kaspersky, os desafios mais comuns são as falhas ou interrupções da rede (45%), o fraco desempenho dos serviços e aplicações (42%) e a perda de conectividade (40%). 

Freepik

Cerca de 36% das empresas europeias geo-distribuídas enfrentam problemas de rede relacionados com a sua estrutura com múltiplas filiais, pelo menos uma vez por mês, descobriu Kaspersky. Entre os desafios mais comuns mencionados estão as interrupções de rede, o fraco desempenho de serviços e aplicações e a perda de conectividade.

O último relatório da Kaspersky ‘Managing geographically distributed businesses: challenges and solutions’ oferece uma visão mais profunda dos desafios de segurança de rede enfrentados por empresas geo-distribuídas enquanto constroem e mantêm a sua infra-estrutura com múltiplas filiais. Também destaca os problemas relacionados com a protecção abrangente da informação de todos os seus escritórios.

De acordo com este relatório, 23% das empresas geo-distribuídas na Europa depararam-se com problemas de rede entre uma e três vezes por mês, enquanto 13% afirmaram ter problemas de rede todas as semanas. As restantes empresas mencionam ter estes problemas algumas vezes ao longo do ano (25%), duas vezes por ano (11%) ou apenas uma vez por ano (3%).

Relativamente aos desafios mais comuns, enfrentados pelas empresas europeias, destacam-se as falhas ou interrupções da rede (45%), o fraco desempenho dos serviços e aplicações (42%) e a perda de conectividade (40%). Entre outros problemas de rede, os inquiridos europeus também mencionaram a capacidade de ligação inadequada (38%) e o encerramento total ou parcial da rede (32%).

«Como podemos ver, as organizações geo-distribuídas depararam-se com problemas de rede com bastante frequência. Dada a importância da infraestrutura de rede para as empresas modernas, qualquer tempo de inactividade da rede e problemas de TI representam um enorme risco, que pode levar a perdas financeiras e de reputação. Por isso, é importante tomar medidas atempadas para proteger as redes da empresa e implementar soluções que permitam uma gestão de rede centralizada e automatizada, proporcionando às empresas uma visão clara do que está a acontecer na sua infraestrutura de TI», afirma Maxim Kaminsky, Business Development Manager do departamento de Secure Access Service Edge (SASE) da Kaspersky

Para minimizar a possibilidade de existirem quaisquer problemas de rede, os especialistas da Kaspersky recomendam a utilização de soluções dedicadas, como o Kaspersky SD-WAN, que gere toda a rede corporativa a partir de uma única consola. Este produto converge os canais de comunicação separados e funções de rede entre empresas, facilitando a construção de redes fiáveis e permitindo a ligação de novas filiais com uma experiência de toque zero.