A Accenture anunciou um investimento estratégico através da Accenture Ventures, na Sanctuary AI, uma empresa que desenvolve robôs humanóides com inteligência artificial que podem executar uma «ampla diversidade de tarefas de forma rápida, segura e eficaz».
O Phoenix é o produto mais conhecido da empresa e está equipado com o sistema de controlo de IA proprietário Carbon, que «mimetiza subsistemas encontrados no cérebro humano, como memória, visão, som e tacto, e traduz a linguagem natural para acções no mundo real». Este robô humanóide é capaz de realizar as mais variadas tarefas laborais, incluindo a escolha e embalamento de mercadorias, e limpar, etiquetar, rotular e dobrar artigos correctamente.
Joe Lui, líder global de automação avançada e robótica da Accenture, explica que «os robôs humanóides dotados de IA são essenciais para reinventar o trabalho e apoiar os trabalhadores humanos, já que a escassez de mão-de-obra se está a tornar um problema em muitos países e indústrias».
O responsável salienta o motivo do investimento: «A plataforma avançada de IA da Sanctuary AI treina robôs para reagir ao seu ambiente circundante e executar novas tarefas com precisão num prazo muito curto. Identificamos um enorme potencial para os seus robôs em operações de correio e encomendas, produção, retalho e armazenamento logístico, em que poderiam complementar e colaborar com trabalhadores humanos e automatizar tarefas que a robótica tradicional não é capaz de realizar».
A Sanctuary AI é a mais recente empresa que se vem juntar ao Project Spotlight da Accenture Ventures, um programa de colaboração e investimento que estabelece a ligação entre startups de tecnologia emergentes e a base de clientes da Accenture.