Empreendedorismo

Startup portuguesa Granter.ai lança plataforma de IA que liga PME a fundos europeus

A ferramenta já possibilitou que 315 empresas se candidatassem a um total de 4,6 milhões de euros em apoios financeiros.

A Granter.ai anunciou o lançamento oficial da sua plataforma que “faz a ponte” entre pequenas e médias empresas e fundos comunitários, tais como o Horizonte Europa e European Innovation Council. A missão da startup nacional é «democratizar o acesso a financiamento e apoiar a inovação».

A solução, que tem recursos de inteligência artificial, permite reduzir a burocracia e as despesas associadas aos métodos de consultoria tradicionais inerentes às candidaturas aos financiamentos. Segundo a Granter.ai, as poupanças podem chegar a «metade» do valor praticado pelas consultoras e, em candidaturas específicas, podem mesmo ser reduzidas a «um terço».

A ferramenta, que está em versão private-beta, já possibilitou que 315 empresas se candidatassem a um total de 4,6 milhões de euros em apoios financeiros. Para usar a plataforma da Granter.ai, os utilizadores têm apenas de criar uma conta e responder a algumas questões sobre a empresa para receberem indicações de oportunidades de financiamento. Em seguida, a startup gera uma candidatura direccionada para o apoio que o cliente seleccionar.

Bernardo Seixas, CEO da Granter.ai, explica a como surgiu a ideia de criar a startup e a sua proposta de valor: «Falámos com mais de uma centena de empresas portuguesas. Enquanto algumas, em particular as maiores, têm recursos dedicados para tratar da burocracia, a maioria não tem. Para além disso, muitas nem sabem se são elegíveis ou vêem-se obrigadas a recorrer a consultores que têm um custo elevado, o que torna este benefício inacessível para as empresas mais pequenas. Através da Granter.ai, queremos reafirmar o verdadeiro propósito das grants – apoiar a inovação e o crescimento económico».

A startup nacional está agora a levantar uma ronda de capital para começar o seu processo de internacionalização e conseguir levar a tecnologia a outros mercados europeus.