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Eviden lança assistente de IA generativa em Portugal

O Eviden Intelligent Agent melhora a experiência do utilizador através de uma interacção inteligente em linguagem natural, multi-idioma, adaptada ao cliente e enriquecida com links para documentos para download.

Octávio Oliveira, director-geral da Eviden em Portugal.

A Eviden anunciou o lançamento em Portugal do Eviden Intelligent Agent, um assistente virtual baseado em IA generativa que responde a perguntas com base em informação corporativa ou dá suporte em processos ou procedimentos.

A solução melhora a experiência do utilizador através de uma interacção inteligente em linguagem natural, multi-idioma, adaptada ao cliente e enriquecida com links para documentos para download.

Octávio Oliveira, Country Manager da Eviden em Portugal, explica que o assistente redirecciona o utilizador «directamente para a fonte da informação procurada, podendo ajudar em muitas áreas, nomeadamente em áreas de recursos humanos, ajudando em pedidos de informação, marcação de férias, pedidos de licença de maternidade, etc, promovendo o self service do utilizador».

O responsável indica ainda que o Eviden Intelligent Agent se baseia nos «dados nos quais foi treinado e, em constante aprendizagem de forma a fornecer informações precisas num processo quase humano de aprendizagem e desempenho».

Além disso, a solução é capaz de reconhecer se o utilizador «está a procurar informações ou deseja que o assistente actue em seu nome» e «não gera novos conteúdos se houver baixo grau de certeza». Segundo a Eviden, este factor de controlo de erros é fundamental para que o assistente seja confiável.

O assistente virtual de IA generativa tem integrações com API e diversos softwares e ferramentas, tais como SSO (Single Sign On) e Active Directory, Equipas Microsoft e robôs RPA baseados em tecnologias BluePrism e UiPath. Além disso, por ser uma solução modular, pode ser integrada com outros canais, repositórios e sistemas a partir de uma análise da equipa de produto.

Octávio Oliveira revela qual a estratégia da empresa com a novidade: «Queremos introduzir no mercado nacional algumas das melhores práticas já desenvolvidas a nível internacional, que acreditamos serem diferenciadoras, mas sempre suportadas com a nossa capacidade local de desenvolvimento existente no LDC (Local Delivery Center) de Faro».