Empreendedorismo

Call FIT- Fostering Innovation in Tourism tem candidaturas abertas até 14 de Abril

No dia 21 de Fevereiro, a Portugal Ventures vai realizar um webinar para apresentar as condições de elegibilidade e processo de candidatura e em que os interessados podem colocar as suas dúvidas.

jannoon028/Freepik

A Portugal Ventures, em parceria com o Turismo de Portugal e o NEST – Centro de Inovação do Turismo, anunciou a abertura da Call FIT – Fostering Innovation in Tourism com o objectivo de investir em projectos no sector do turismo em fase pré-seed.

As candidaturas estão abertas até ao dia 14 de Abril e são efectuadas, exclusivamente, através da Rede de Parceiros de Ignição da sociedade de capital de risco do grupo Banco Português de Fomento que é composta por 120 incubadoras, aceleradoras, universidades, pólos/clusters tecnológicos, associações e municípios em todo o País.

As startups com projectos que não são acompanhados por nenhuma das entidades da rede devem entrar em contacto com as mesmas para que seja feita uma avaliação. No dia 21 de Fevereiro a Portugal Ventures vai realizar um webinar para apresentação das condições de elegibilidade e processo de candidatura e cujas as inscrições podem ser feitas aqui.

Podem candidatar-se projectos não tecnológicos, «que apresentem conceitos diferenciadores para a oferta turística do país, que contribuam para o enriquecimento da experiência do turista e o reforço da competitividade de Portugal como destino turístico» e projectos tecnológicos com «soluções que permitam melhorar a eficiência das empresas do sector do turismo e da sua oferta de produtos e serviços».

Pedro Mello Breyner, Vogal Executivo Portugal Ventures, explica que a «Call FIT é essencial para continuar a fomentar o crescimento de negócio no sector do turismo» e salienta que o apoio, que será de 150 mil euros por projecto, é de extrema importância para que as startups «que se encontram em fase inicial possam ter a capacidade financeira para desenvolver o produto e delinear uma estratégia de crescimento sustentada com o acompanhamento da equipa da Portugal Ventures».

Desde o seu formato inicial até à reformulação efectuada em 2022, a Call FIT já apoiou 5 startups num total de 730 mil euros, sendo o último investimento realizado através desta iniciativa na YonWine.

Liderada por João Pedro Duarte e Vítor Esteves, esta startup desenvolveu uma solução que é um complemento da experiência de enoturismo. Os turistas têm assim uma app que facilita a compra de vinhos experienciados na visita, ultrapassando as burocracias de expedição para o estrangeiro. Já para os produtores, a plataforma da YonWine simplifica o trabalho de front e back-office, reduz o número de vendas perdidas e aumenta as receitas.