Empreendedorismo

Startup Lisboa comemora 12 anos com recorde de 39 startups incubadas em Janeiro

O grupo de empresas abrange diversos sectores de actividade, em que se destacam as áreas de Web3, Health, CleanTech, AI, LegalTech, FoodTech e Cibersegurança.

Startup Lisboa

No mês que comemora o seu 12º aniversário, a Startup Lisboa faz um balanço da actividade deste início do ano. O programa incubação registou um recorde de 39 novos projectos em Janeiro, o maior número desde a criação da associação de empreendedorismo em 2012.

Este grupo de startups abrange diversos sectores de actividade, em que se destacam as áreas de Web3, Health, CleanTech, AI, LegalTech, FoodTech e Cibersegurança, e em que 62% são startups internacionais, 28% são fundados por mulheres e 36% já levantaram capital entre pre-seed e séries A.

A lista é composta pela Blend, Build.ing , Chrono Health, DAOLama, Emissium, Fixture Calendar, Flap, FLiPO, Healin, iTRecruiter, Kind Mind, LexPhD, Maka Health, Moxious, MUBR.app, NeuralShift, No Impunity, NOAN, Nuclei, Ownership Protocol, PartnerChain, Plantz, Pollock, POLT e Puter.

Gil Azevedo, director executivo da Startup Lisboa e da Unicorn Factory Lisboa, explica que «os 39 projectos têm ideias inovadoras capazes de mudar o paradigma de actuação de vários sectores» e que a incubadora «pretende estar ao lado dos founders para apoiar os vários estágios de crescimento».

A entidade auxiliou mais de 120 startups em 2023 e hoje tem 220 incubadas entre a modalidade física na Rua da Prata e a modalidade remota. Com foco em apoiar startups em fase inicial contando com
mais de 140 mentores, mais de 150 VC, 100 perks e parcerias e networking, as empresas que integram o programa da Startup Lisboa conseguiram um valor total de investimento de 132 milhões de euros nos últimos dois anos.

O responsável salienta ainda a estratégia para 2024: «Desde o arranque da Unicorn Factory Lisboa, que elevámos a ambição da cidade com o objectivo de crescermos o ecossistema da cidade e posicioná-lo como um dos melhores centros de inovação da Europa. Este ano queremos continuar a crescer e apoiar mais de 140 startups tecnológicas no Programa de Incubação Startup Lisboa».