InternacionalNotícias

Receitas de cloud da SAP crescem 20% em 2023

A tecnológica revelou ainda que as receitas relativas à solução SAP S/4HANA Cloud registaram um aumento de 67% para quase 3,5 mil milhões de euros.

SAP

A SAP anunciou os resultados do ano fiscal de 2023 em que conseguiu um aumento das receitas de 6% para 31,2 mil milhões de euros. O bom desempenho foi impulsionado pela cloud já que as receitas desta área cresceram 20% chegando aos 13,6 mil milhões de euros.

A tecnológica revelou ainda que as receitas relativas à solução SAP S/4HANA Cloud registaram um aumento de 67% para quase 3,5 mil milhões de euros e que as licenças de software num movimento contrário, desceram 14% com receitas de 1,7 mil milhões de euros. Já as receitas de serviços cresceram 4% para e chegaram quase aos 4,3 mil milhões de euros.

Em 2023, o lucro bruto de cloud aumentou 23%, para 9,7 mil milhões de euros, mas o lucro operacional decaiu 5% para 5,79 mil milhões de euros. Já o cash flow subiu 16% chegando a mais de 5 mil milhões de euros

As perspetivas para 2024 antecipam a aceleração do crescimento das receitas de cloud para um intervalo entre 17 a 17,3 mil milhões de euros, ou seja um aumento que pode chagar aos 27%. Além disso, a SAP antevê um lucro opearcional na ordem dos 7,6 a 7,9 mil milhões de euros e crescer, assim, 17%. Por último, a multinacional vai implementar um programa de transformação, que inclui uma reestruturação com foco na escalabilidade das operações e na área de inteligência artificial.

Christian Klein, CEO da SAP, faz um balanço do ano e explica a estratágia da empresa: «Alcançámos ou superámos as nossas expectativas para 2023 nas principais métricas. Com base numa excelente entrada de encomendas, a nossa actual carteira de encomendas de serviços de cloud cresceu 27% – um máximo histórico. Estamos confiantes quanto às perspetivas da empresa para 2024. Por via desta posição de força, a SAP entra no próximo capítulo: com um programa de transformação planeado, estamos a intensificar a mudança de investimento para áreas estratégicas de crescimento, sobretudo para a área de Business AI. No futuro, tal permitir-nos-á a manter a liderança através da inovação, enquanto aumenta a escalabilidade do modelo operacional».

Nota: os resultados apresentados são segundo as normas IFRS (International Financial Reporting Standards).