InternacionalNotícias

Mastercard vai apoiar soluções que ajudem pequenas empresas europeias a serem mais digitais

O Fundo de Inovação Strive EU vai apoiar até vinte organizações de Estados-Membros da União Europeia com uma verba que pode chegar aos 500 mil euros por projecto.

Rawpixel/Freepik

A Mastercard anunciou a abertura das candidaturas o Fundo de Inovação Strive EU, uma iniciativa que tem o objectivo de impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras que ajudem as pequenas empresas europeias a serem bem-sucedidas na economia digital.

As candidaturas estão abertas até 11 de Março e podem concorrer startups e organizações de todas as dimensões que tenham ideias inovadoras que permitam «obter crédito e capital de fundo de maneio através de finanças integradas; criar uma digitalização segura; dar resposta às preferências dos consumidores e ao desenvolvimento regulamentar em curso com foco na sustentabilidade ambiental; e aproveitar a inteligência artificial para economizar tempo e ganhar dinheiro».

O Fundo de Inovação Strive EU vai apoiar até vinte empresas de Estados-Membros da União Europeia com uma verba que pode chegar aos 500 mil euros por projecto. Além do financiamento, a iniciativa vai, ainda, providenciar assistência técnica e mentoria para o desenvolvimento das soluções.

Além disso, a Mastercard vai criar o Conselho Strive EU para Pequenas Empresas para fomentar a união do ecossistema empreendedor europeu e incentivar a colaboração. Este vai desempenhar um papel fundamental na selecção dos finalistas do fundo.

Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard em Portugal, destaca a importância da iniciativa para o País: «Em Portugal temos empresas e startups com capacidades fantásticas nos domínios mencionados e por isso seria extremamente gratificante contar com a sua mobilização. Ainda recentemente, num estudo que divulgámos, destacámos que cerca de 70% das pequenas e médias empresas familiares portuguesas sentem que não estão bem preparadas para operar na economia digital. Programas como o Strive EU podem ser a chave para desbloquear a transição que falta para prosperarem».