InternacionalNotícias

Siemens Industrial Copilot é o novo assistente de IA generativa dedicado à indústria

As empresas vão trabalhar juntas na criação de mais copilotos dedicados à área das infraestruturas, transportes e cuidados de saúde.

Microsoft - Siemens

A Microsoft e a Siemens estão a colaborar para impulsionar a inteligência artificial generativa na indústria e lançaram o Siemens Industrial Copilot, um assistente que visa melhorar a colaboração homem-máquina na produção.

Este copiloto vai permitir aos utilizadores gerar, optimizar e depurar rapidamente códigos de automação complexos, reduzindo significativamente os tempos de programação e simulação. Isto permitirá reduzir o tempo despendido com uma tarefa que antes levava semanas, para apenas alguns minutos e aumentar a produtividade em todo o ciclo de vida industrial.

Além disso, as empresas vão trabalhar juntas na criação de mais copilotos dedicados às indústrias transformadoras, infraestruturas, transportes e cuidados de saúde.

As tecnológicas fizeram ainda a integração do software Siemens Teamcenter, que faz a gestão do ciclo de vida dos produtos, e do Microsoft Teams para simplificar a colaboração virtual dos engenheiros de design, dos operadores das linhas de produção e de outras equipas em todas as funções empresariais.

Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft, explica a aposta: «Com base na nossa colaboração de longa data com a Siemens, estamos a juntar os avanços da IA na Microsoft Cloud com o conhecimento específico da Siemens sobre o sector industrial, para potenciar as capacidades dos operadores das linhas de produção e do conhecimento com novas ferramentas baseadas em IA, começando com o Siemens Industrial Copilot».

Já Roland Busch, CEO da Siemens AG, revela que as empresas ambicionam «potenciar as capacidades dos clientes através da adopção da IA generativa», uma tecnologia que «tem o potencial de revolucionar a forma como as empresas concebem, desenvolvem, fabricam e operam».