Empreendedorismo

Portugal Ventures anuncia startups vencedoras dos prémios de 2023

Didimo, Addvolt, CellmAbs, Merytu, Rubynanomed, Spinach Tours, ByFoods, Corium Biotech, Noocity e LUGGit foram os grandes vencedores dos PV Awards.

Freepik

A Portugal Ventures anunciou as startups vencedoras dos PV Awards de 2023. Estes prémios distinguem as startups do portfólio da sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento que se destacam a cada ano.

A iniciativa atribuiu um total de 10 prémios que reconhecem, por unidade de negócio, as startups que apresentaram «índices superiores de execução nas áreas críticas para o seu desenvolvimento». Além disso, premiam a empresa na qual se registou um desinvestimento (exit) e «que se destacou pelo Múltiplo de Saída»; a que se distinguiu na fase pre-seed; a ex-startup do portfólio que pelo seu percurso é considerada um exemplo de boas práticas; o empreendedor do ano e as startups revelação; a que mais contribui para a sustentabilidade e a mais resiliente.

Assim, os grandes vencedores desta edição foram: Didimo (Prémio Startup Digital & Tecnologia); Addvolt (Prémio Startup Indústria & Tecnologia 2023); CellmAbs (Prémio Startup Tecnologias da Saúde 2023 e Prémio Startup Revelação 2023); Merytu (Prémio Startup Turismo 2023); Rubynanomed (Prémio Startup Novos Negócios 2023); Spinach Tours (Prémio Exit 2023); ByFoods (Prémio Alumni PV); Maria João Maia da Corium Biotech (Prémio Empreendedor 2023); Noocity (Prémio Sustentabilidade 2023) e a LUGGit (Prémio Resiliência 2023).

A Portugal Ventures atribuiu ainda o Prémio Crescer a Empreender a uma das ideias geradas por alunos do agrupamento de Escolas D.Dinis de Quarteira que apresentaram projectos de empreendedorismo. Todos os estudantes que participaram receberam um prémio oferecido pela Rauva e tiveram o apoio do parceiro de ignição Territórios Criativos e da startup Wotels Hub.

Relançados em 2022 no âmbito das comemorações dos 10 anos da Portugal Ventures, os PV Awards são entregues durante o PV Founders Get Together. Este evento anual junta os CEO do portfólio e a equipa da sociedade de capital de risco.

Rui Ferreira, Presidente da Portugal Ventures, explica que a missão dos prémios: «O reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas empresas em que investimos é extremamente importante, evidenciando que continuamos a acreditar nos seus negócios, e estimula o restante portfólio para que possam alcançar os seus objetivos. Para a nossa equipa, os PV Awards são igualmente um agradecimento por nos escolherem como parceiro de investimento e acredita diariamente no sucesso destas startups. Estamos orgulhosos do trabalho desenvolvido pelo portfólio que tem superado desafios cruciais para o seu crescimento, e que com toda a certeza vão atingir as suas metas e continuar a trabalhar na sua projecção dos seus negócios com ambição global».