NacionalNotícias

Instituto Superior Técnico inaugura centro de inovação

A nova infraestrutura vai permitir potenciar a investigação, a transferência de conhecimento e o empreendedorismo e correspondeu a um investimento de 11 milhões de euros.

O mais recente centro de inovação em Portugal inaugurou hoje, em Lisboa. O Técnico Innovation Center vai dedicar-se a actividades de investigação e inovação (I&I), numa estreita ligação entre a universidade e o tecido empresarial.

O novo centro, situado na antiga Gare do Arco do Cego, tem um espaço multiusos, com laboratórios e oficinas abertas; um FabLab, dedicado à prototipagem rápida; uma zona lounge; uma cafetaria e um espaço de co-work para todos os alunos da Universidade de Lisboa, que está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Financiado por fundos europeus, a nova infraestrutura do Instituto Superior Técnico (IST) vai permitir potenciar a inovação, a transferência de conhecimento e o empreendedorismo e correspondeu a um investimento de 11 milhões de euros (dos quais 4,6 provenientes do programa Lisboa 2020).

O Técnico Innovation Center permitirá desenvolver actividades de I&I, mas também de de pré-incubação de projectos em fase de prova de conceito, pitches e a realização de eventos tecnológicos, científicos, culturais e educativos, como workshops, seminários, feiras e exposições, aproximando a comunidade académica ao tecido empresarial e ao público em geral.

Com este novo edifício, o IST considera que «irá aumentar a sua participação em projectos internacionais, desenvolver áreas de investigação de ponta e interdisciplinares, incrementar a formação avançada e aumentar a mobilidade internacional de investigadores».

«Infraestruturas tecnológicas como o Técnico Innovation Center são essenciais para colocar a Região de Lisboa, a única região de competitividade portuguesa em contexto europeu, na vanguarda da tecnologia e da inovação. Estes espaços foram um dos grandes focos do Lisboa 2020 e continuará a ser uma das maiores apostas do Lisboa 2030», salienta Teresa Almeida, presidente da Comissão Diretiva do Programa Regional Lisboa 2030, que sucedeu ao Lisboa 2020, e presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.