MercadoNotícias

Empresas estão a poupar mais de 23 milhões de euros por ano com a modernização do mainframe

Segundo o estudo, feito em parceria com a Coleman Parkes Research, 90% dos inquiridos afirma que o mainframe continua a ser essencial para as suas operações comerciais.

benzoix/Freepik

A Kyndryl divulgou os resultados do estudo sobre o estado actual e futuro da modernização do mainframe para as empresas e cuja principal conclusão é de que a maioria das organizações está a adoptar uma abordagem híbrida para a modernização do mainframe e, que globalmente, essas empresas economizaram 12,5 mil milhões de dólares (11,6 mil milhões de euros).

O Kyndryl’s 2023 Mainframe Modernization Survey Report, feito com base em entrevistas a 500 líderes de TI em todo o mundo, mostra que empresas que modernizaram a sua infraestrutura de mainframe, independentemente da abordagem escolhida, tiveram uma redução de custos e um aumento dos lucros entre os 9% e os 11%.

A poupança média anual de custos por organização é assim de 25 milhões de dólares (23,2 milhões de euros). É por isso fácil de concluir que «a modernização do mainframe produz um retorno positivo do investimento», diz a Kyndryl.

Segundo o relatório, feito em parceria com a Coleman Parkes Research, 90% dos inquiridos afirma que o mainframe continua a ser essencial para as suas operações comerciais devido aos elevados níveis de segurança, fiabilidade e desempenho, ao mesmo tempo que têm a flexibilidade de transferir para plataformas na cloud e aumentar a eficiência.

Além disso, 95% dos líderes estão a transferir pelo menos algumas das suas aplicações de mainframe para a cloud ou plataformas descentralizadas e que apenas 1% dos inquiridos planeia transferir totalmente todas as áreas de trabalho para a cloud.

Para além dos benefícios financeiros alcançados com esta transformação, os inquiridos indicam que a transformação está a fomentar a inovação, permitindo-lhes tirar partido de uma maior capacidade de expansão e de um tempo de comercialização mais rápido.

A segurança é o factor mais importante observado (49%) na definição da estratégia de transformação de um cliente, sendo que outro elemento crucial é o talento. A falta competências em mainframe é um dos grandes desafios sentidos pelas empresas e por isso 74% dos inquiridos afirmam confiar em empresas externas para os apoiar a transformação.

Petra Goude, Global Practice Leader for Core Enterprise & zCloud at Kyndryl, explica as principais pontos-chave do estudo: «O nosso relatório revela que os mainframes se tornam cada vez mais uma parte integrante dos ambientes de cloud híbrida e continuam a gerar valor comercial. No entanto, a falta de uma força de trabalho qualificada para dar suporte e proteger esses ambientes de missão crítica é uma causa significativa de ansiedade para muitas empresas».