O Banco Montepio acordou a venda da sua participação de 100% no Banco Empresas Montepio (BEM) à fintech nacional Rauva. O preço de venda, que será definido à data da conclusão (closing) da operação, está estimado em 30 milhões de euros.
A tecnológica, que desenvolveu uma “super-app” portuguesa para empreendedores e PME, quer ser o «primeiro banco digital português e europeu inteiramente orientado para as empresas» e criar novos produtos e serviços financeiros, nomeadamente em matéria de crédito.
Jon Fath, co-fundador e CEO da Rauva, explica que a aquisição é essencial para a estratégia da fintech e que vai permitir cumprir a missão da startup: «Tornar o empreendedorismo facilmente acessível, respondendo a todas as necessidades de financiamento dos empreendedores e negócios de pequena e média dimensão».
Para o Grupo Banco Montepio, esta operação «insere-se no processo de integração das actividades do BEM no Banco Montepio» sendo que antes da conclusão da operação, todos os activos, passivos e operações do Banco Empresas Montepio serão transferidos para o Banco Montepio.
O acordo entre as partes foi formalizado com a assinatura de um contrato de compra e venda de acções (SPA – Share Purchase Agreement), o qual está sujeito à verificação de determinadas condições precedentes necessárias à conclusão da operação, incluindo a aprovação por parte das autoridades de supervisão e de regulação.