NacionalNotíciasSegurança

Portugal: TI prevêem recrutar mais 44% de profissionais no terceiro trimestre

De acordo com o estudo do ManpowerGroup, a nível regional, o Centro é a região que apresenta uma 'Projeção para a Criação Líquida de Emprego' mais elevada com +32%.

rawpixel.com / Freepik

O ManpowerGroup realizou um inquérito global para saber se as empresas pretendem contratar mais durante o terceiro trimestre e os resultados são animadores. Segundo o estudo, a ‘Projecção para a Criação Líquida de Emprego’ é de um aumento de 28% no terceiro trimestre, um valor que reflecte uma subida de 11 pontos percentuais face ao segundo trimestre deste ano.

O ManpowerGroup Employment Outlook Survey, que entrevistou 38 mil empregadores, revela ainda que este valor é mais baixo quando falamos da região da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) descendo para 20%. Já em Portugal esse valor sobe para 27%, o que é explicado pelas «previsões actuais de crescimento do PIB e de abrandamento da inflação», salienta Rui Teixeira, Country Manager do ManpowerGroup Portugal. No entanto, esta projecção representa uma descida de 4 pontos percentuais se comparada com o mesmo período do ano passado.

No mercado nacional, o sector das TI é o que pretende contratar mais talento (+44%), seguido Energia e Utilities (+37), dos Serviços de Comunicação (+32%) e dos Bens e Serviços de Consumo (30%); a Logística, Transportes & Automoção, com +25%, fecha o top 5 das áreas de actividade mas optimistas.

Nas tecnologias regista-se, assim, uma subida de 12 pontos percentuais face segundo trimestre deste ano, mas este número corresponde a uma descida de 7 pontos percentuais face ao mesmo período do ano passado.

No entanto, o responsável do ManpowerGroup Portugal revela que «apesar de positivas, estas ambições de contratação traduzem, no entanto, um desafio importante para as empresas, no que respeita à atracção de profissionais, uma vez que a escassez de talento permanece em níveis historicamente altos, em 84%, fazendo de Portugal o 4º país do mundo onde este valor é mais elevado».

A nível regional, o Centro é a região que apresenta uma ‘Projeção para a Criação Líquida de Emprego’ mais elevada com +32%, o que corresponde a um crescimento de 27 pontos percentuais face ao último trimestre e ao mais acentuado no País.

Seguem-se depois o Grande Porto e a Grande Lisboa, com uma previsão de contratação de talento de +30% e
+29%, respectivamente. No primeiro caso, há uma estabilização face ao último trimestre e no segundo, há um aumento de 13 pontos percentuais em relação ao período de Abril a Junho. A Região Norte surge com o valor de +16%, o que revela uma subida de 3 pontos percentuais face ao segundo trimestre de 2023.

As médias (+38%)e grandes empresas (+29%,) são as que mais esperam contratar no próximo timestre, de acordo com o estudo. A previsão relativa às pequenas e micros empresas é mais comedida com 19% e 18%, respectivemente.