A Hellosafe analisou os dados do StartupBlink Global Starup Ecosystem Map para elaborar um ranking em que destaca o papel de Portugal neste cenário que mostra os cem melhores países e as mil melhores cidades para startups do mundo.
O País é o 16º melhor da Europa para startups e 26º do mundo. Segundo a empresa, Portugal poderá ainda subir mais no ranking nos próximos anos. As áreas de destaque em que operam as principais empresas são marketing e vendas, comércio electrónico, retalho, software e dados.
A plataforma revela que existem «cerca de 341 startups portuguesas» nos quais se incluem cinco unicórnios: Farfecth, OutSystems, Talkdesk, Feedzai e mais recentemente a Sword Health . Portugal passa ainda à frente do Brasil e é o melhor país lusófono para startups.
Em 2023, Lisboa continua a ser a melhor cidade nacional para as empresas emergentes. A cidade ocupa a 62ª posição mundial, tendo subido 21 posições, e o 13º lugar na Europa. A capital portuguesa é seguida pelo Porto (35º lugar); Braga (129º lugar), Coimbra (175º lugar), Leiria (205º lugar) e Aveiro (240º lugar). O Funchal, que ocupava a 949ª posição em 2022, deixa de estar presente no ranking deste ano.
Ainda ao nível da Europa, o top 3 é ocupado por Londres, Paris e Berlim e ao nível dos países pelo Reino Unido, Suécia e Alemanha.