Empreendedorismo

Sword Health é o unicórnio português mais “rápido” – vale quase 1,80 mil milhões de euros

A Sword Health transformou-se em unicórnio em apenas seis anos.

O mais recente unicórnio português é uma startup da área da saúde que criou a «primeira solução digital para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas». A Sword Health foi fundada em 2015 e, torna-se assim, na empresa nacional mais rápida a atingir o estatuto de unicórnio.

Neste momento, a empresa criada por Virgílio Bento está avaliada em 1,78 mil milhões de euros (dois mil milhões de dólares) e acaba de fechar uma ronda de investimento de 168 milhões de euros liderada pela Sapphire Ventures.

Esta ronda, integrada na Série D, contou ainda com a participação de «novos e actuais investidores»: General Catalyst, Transformation Capital, Khosla Ventures, Founders Fund, Bond e Green Innovations.

Os 168 milhões de euros serão usados para três objectivos: «Acelerar a expansão global, intensificar o desenvolvimento de novas terapias digitais e recrutar trezentos colaboradores em Portugal e globalmente durante os próximos meses».

Em seis anos, a Sword Health conseguiu angariar 285 milhões de euros; antes desta Série D, a startup já tinha estado em mais duas séries em 2021, onde conseguiu 97 milhões de euros (22 milhões na Série B, em Janeiro; 75 milhões em Junho).

A Sword Health transformou-se num unicórnio em apenas seis anos e rouba o título de ‘empresa mais rápida’ a atingir este feito à Talkdesk, que estava nos sete anos (2011 – 2018).

Farfetch é, agora, a terceira mais rápida, uma vez que levou oito anos (2007 – 2015); seguem-se a Feedzai, que chegou a unicórnio este ano (2011 – 2021) e a OutSystems, que demorou dezassete anos a chegar a este patamar (2001 – 2018).