Um estudo do SAS mostra que 53% dos líderes empresariais portugueses considera a sua empresa resiliente e que 84% destes mesmos líderes necessita de ajuda para implementar uma estratégia de resiliência eficaz
O Resiliency Rules, que contou com entrevistas a 109 líderes de empresas em Portugal, mostra que 72% dos inquiridos está optimista quanto ao futuro e nove em cada dez entrevistados reconhece que a resiliência ajuda a reduzir o impacto imediato das crises.
A verdade é que 90% dos entrevistados vêem os dados e a analítica como ferramentas essenciais para uma estratégia de resiliência.
Para o estudo, o SAS criou uma metodologia de avaliação chamada Índice de Resiliência para perceber onde a resiliência se encaixa nas prioridades e investimentos dos executivos e determinou três níveis: alta, moderada e baixa. Em Portugal, há 30% de empresas com alta resiliência.
O relatório revela ainda que metade dos executivos de Portugal (54%) está preocupado em resolver as questões relacionadas com a cadeia de abastecimento e 55% com as questões relacionadas com os recursos humanos.
Guilherme Dias, Sales Director do SAS em Portugal, faz um resumos dos resultados: «O estudo mostra-nos que os líderes portugueses encaram a resiliência como um elemento fundamental para ajudar a lidar com as variações constantes e inesperadas do actual mercado e que, apesar de alguns impedimentos, acreditam que poderão resolver esta lacuna com as ferramentas adequadas. A verdade é que as empresas carecem, muitas vezes, das orientações certas, mas acredito que este Índice de pesquisa e avaliação disponibilizada pelo SAS vai ajudar a colmatar a lacuna existente e fortalecer, estrategicamente, as ferramentas e sistemas que os tornam ágeis diante dos desafios e disrupções».
Como complemento ao estudo, o SAS desenvolveu uma Ferramenta on-line gratuita de Avaliação de Resiliência, que permite aos líderes de negócios avaliarem o coeficiente de resiliência da sua empresa, com base nas cinco principais “regras de resiliência”: velocidade e agilidade; inovação; equidade e responsabilidade; cultura e literacia de dados; e curiosidade.