NacionalNotícias

Administração Pública investiu mais de um milhão de euros em inteligência artificial no ano passado

Ubiquity Technology, Noesis Portugal e a Capgemini Portugal foram os principais fornecedores de soluções de IA e ML do Estado.

Freepik

A TendersTool, plataforma online de análise e consultoria que informa e aconselha empresas tecnológicas na sua relação com organismos e organizações da Administração Pública, analisou o investimento público na área da IA e Machine Learning (ML) ao longo do ano de 2022.

Assim, o Estado investiu mais de 1 milhões de euros em 14 projectos, entre estes as três maiores adjudicações foram lideradas pela Entidade Reguladora da Saúde (251 mil euros) e a Adene – Agência para a Energia (183 mil euros) e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (161 mil euros).

A nível geográfico, o Distrito de Lisboa realizou mais de 42% dos investimentos, que diz respeito a 442 mil euros; seguido do Distrito do Porto, com 349 mil euros, e por Distrito de Leiria com 161 mil euros.

Ubiquity Technology, Noesis Portugal e a Capgemini Portugal foram os principais fornecedores de soluções de IA e ML no ano passado. No primeiro caso o montante ascendeu a 211 mil euros; no segundo a 183 mil euros e, por último a multinacional de origem francesa com 161 mil euros.