NotíciasSegurança

Ataques de phishing com criptomoedas crescem 40% em 2022

O estudo mostra que foram detectados mais de 5 milhões de ataques no ano passado face aos mais de 3,5 milhões de 2021.

Kaspersky

A Kaspersky revelou que os ataques de phishing relacionados com criptomoedas aumentaram 40% entre 2021 e o ano passado. Esta é uma das principiais conclusões do relatório sobre ameaças financeiras da empresa de cibersegurança.

O estudo mostra que foram detectados mais de 5 milhões de ataques de phishing com criptomoedas em 2022 face aos mais de 3,5 milhões do ano anterior a esse. Isto significa que um em cada sete utilizadores de moedas virtuais foi afectado por este tipo de ameaça.

A Kaspersky indica que o aumento pode «ser parcialmente explicado pelo caos que ocorreu no mercado de criptomoedas no ano passado» e que a tendência «poderá ou não continuar, dependendo da confiança que os utilizadores depositarem nas criptomoedas» nos próximos meses.

Além das campanhas tradicionais, a empresa detectou um novo esquema em que o utilizador recebe um ficheiro PDF em inglês por email, afirmando que se registou numa plataforma de criptomoedas há muito tempo e que deve retirar urgentemente as suas criptomoedas, uma vez que a conta está inactiva. O ficheiro contém um link para uma plataforma falsa que vai depois roubar as informações pessoais e bancárias.