brand.IT

Web Developer: tudo o que precisa de saber antes de mudar de carreira

Prog_2Christopher Gower / Unsplash

A programação, em inglês Web Development, é um campo em rápido crescimento que oferece muitas oportunidades para pessoas interessadas em tecnologia. Quer seja um estudante que procura uma carreira de sucesso, ou alguém que procura dar um novo rumo à sua vida profissional, então este artigo é essencial, pois nele encontrará uma descrição detalhada de tudo aquilo que precisa de saber sobre esta área que suscita cada vez mais interesse.

O que é Programação?

Programação, ou Web Development, é o processo de construção e manutenção de websites, que engloba um vasto leque de tarefas, que incluem a concepção, codificação, testes, e manutenção de websites. Os programadores utilizam uma variedade de tecnologias e linguagens de programação para criar o front-end e o back-end de websites.

O front-end é a parte do website com a qual os utilizadores interagem, enquanto que o back-end é a estrutura subjacente que está “por detrás” de um website.

Quais as competências que um programador deve ter?

Tornar-se um programador requer um conjunto de conhecimentos, assim como o domínio de certas ferramentas, como por exemplo:

HTML: Esta sigla significa ‘HyperText Markup Language’ ou ‘Linguagem de Marcação de Hipertexto’, em português. É o componente-base da web. Através da mesma é possível a construção de websites e a inserção de novos conteúdos, como imagens e vídeos, por meio dos hipertextos.

CSS: É uma sigla que significa ‘Cascading Style Sheets’, ou ‘Folhas de Estilo em Cascatas’ e é utilizado para estilizar um website, a nível estético.

JavaScript: JavaScript é uma linguagem de programação que é utilizada para criar elementos interactivos num website, tais como menus drop-down e os famosos pop-ups.

Programação backend: Para se tornar um programador completo, também precisará de conhecer uma ou mais linguagens de programação back-end, tais como PHP, Ruby on Rails, ou Python.

Gestão de bases de dados: Os programadores trabalham frequentemente com bases de dados para armazenar e recuperar informações de um website. Aqui o conhecimento de sistemas de gestão de bases de dados, tais como MySQL e MongoDB, é importante.

Controlo de versões: Sistemas de controlo de versões, tais como Git, permitem aos programadores gerir e colaborar em alterações de código.

Para além destas competências técnicas, os programadores também têm que ser capazes de trabalhar bem em equipa, comunicar eficazmente, e pensar de forma criativa.

Como entrar no mundo da Programação?

Dar os primeiros passos no mundo da programação pode ser algo um pouco intimidante. Felizmente hoje em dia, existem escolas altamente especializadas, como a Wild Code School que oferecem os recursos e acompanhamento certos, para que qualquer pessoa possa se tornar um programador de sucesso, num abrir e fechar de olhos.

O primeiro passo é sempre o mais difícil, mas também o mais importante. Para ajudar com isto, foram criados cursos introdutórios à programação, que permitem aos seus alunos experimentar uma formação de programação, sem qualquer custo.

Ainda assim, um curso introdutório não é obrigatório, pelo que pode inscrever-se directamente num curso de programação, como o Web Developer Bootcamp, que garante uma aprendizagem rápida e eficaz, a partir de uma sala de aula, ou à distância. Nestas escolas os alunos recebem o acompanhamento de profissionais especializados nesta área, para que nunca percam o norte em tutoriais morosos, ou outros materiais contra-producentes.

Será aqui que os aspirantes a programadores irão familiarizar-se com as noções básicas de programação, como HTML, CSS e JavaScript, mencionadas anteriormente.

O segundo passo consiste em envolver-se com a comunidade. Procure participar em fóruns online e eventos ligados a esta área, e tente manter contacto com outros programadores. Isto irá ajudá-lo a manter-se actualizado em relação às novas tecnologias e técnicas de programação, podendo ainda ser uma porta aberta a futuras oportunidades de emprego.

O terceiro passo consiste simplesmente em praticar o máximo que puder. Tente desenvolver websites a partir do zero, ou com o apoio de templates, de forma a ganhar experiência prática. Isto também o ajudará a desenvolver um portefólio que poderá mostrar a potenciais empregadores.

E por fim, procure oportunidades. Empregos, estágios ou mesmo projectos freelance são todos válidos para ganhar experiência e construir o seu portefólio. Escolas como a Wild Code School fornecem um apoio essencial nesta fase através dos seus Career Specialists, profissionais que ajudam os alunos a encontrar trabalho nesta área, e a desenvolver as soft-skills necessárias para a função desejada. Fique atento a anúncios de emprego, e esteja sempre preparado para uma eventual entrevista que possa surgir.

Porque se deve considerar uma carreira no desenvolvimento da Web?

Há muitas razões pelas quais poderá querer considerar uma carreira no desenvolvimento web.

A procura por programadores tem vindo a crescer rapidamente, tanto em Portugal como no estrangeiro oferecendo em regra salários muito atraentes.

A programação é um campo versátil que oferece muitos percursos profissionais diferentes. Pode trabalhar como freelancer, como parte de uma equipa numa grande corporação, ou quem sabe na próxima start-up de sucesso. Pode também especializar-se numa área específica da programação, como o desenvolvimento front-end ou back-end, ou ainda, concentrar-se num tipo específico de produto, como o comércio electrónico, ou o desenvolvimento de aplicações para smartphones.

Lembre-se, tornar-se um programador requer tempo, esforço e dedicação. Ao mesmo tempo, trabalhar nesta área é cada vez mais gratificante, uma vez que a procura por profissionais nesta área não pára de aumentar.