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Estudo da Salesforce revela que IA é umas das competências mais valorizadas nas empresas

As skills que registam um crescimento mais rápido da procura por parte dos profissionais incluem inteligência artificial, programação e desenvolvimento de aplicações.

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A Salesforce apresentou os resultados do mais recente Digital Skills Survey e que mostra que a maioria dos responsáveis de negócio (82%) considera que as competências são o atributo mais importante a avaliar os candidatos.

Os inquiridos concordam que as competências de inteligência artificial são importantes: quase um quarto dos trabalhadores classifica as competências de IA entre as três skills digitais mais importantes no momento. A verdade é que 97% dos trabalhadores acreditam que as empresas devem priorizar as competências de IA nas suas estratégias de desenvolvimento das equipas.

As competências que registam um crescimento mais rápido da procura por parte dos profissionais incluem inteligência artificial, programação e desenvolvimento de aplicações e, no que diz à IA, o estudo revela apenas 1 em cada 10 profissionais tem estas skills.

Além disso, menos de um terço dos funcionários (27%) usa competências de IA no seu trabalho. Fora das funções tradicionais de TI, o número cai ainda mais; menos de 10% dos profissionais de saúde (8%) e do sector público (6%) afirmam usar IA nas suas funções diárias.

A larga maioria (60%) dos profissionais demonstra entusiasmo com a perspectiva de utilizar IA generativa no trabalho. Neste campo, são mais os trabalhadores que ficaram entusiasmados com o uso destas tecnologias nos seus locais de trabalho (58%) do que preocupados com a possibilidade de virem a ser substituídos (42%).

No entanto, apenas 14% considerada que a sua função envolve outras competências digitais relacionadas, como criptografia e segurança cibernética, e 13% afirma usar competências de codificação e desenvolvimento de aplicações.

O relatório, que conta com mais de 11 mil inquiridos de 11 países em todo o mundo, indica que as competências de segurança de dados (60%), IA ética, de automação (58%) e programação (57%) vão tornar-se cada vez mais importantes no local de trabalho.

Quando questionados sobre quais serão as soft-skills que serão as mais importantes, destacaram-se as competências criativas (56%), de relacionamento com o cliente (53%) e de liderança (51%) como as mais altas.