NacionalNotícias

CGI e Universidade Lusófona criam laboratório para fomentar a inovação

A empresa e a instituição de ensino criaram o CGI Lusófona Innovation Lab que tem uma componente de investigação, de formação e de estágio.

A CGI fez um acordo estratégico com a Universidade Lusófona para« fortalecer o ecossistema de inovação da tecnológica, nomeadamente criando sinergias entre alunos, professores, investigadores, startups e parceiros».

A empresa e a instituição de ensino criaram o CGI Lusófona Innovation Lab que tem uma componente de investigação, formação e estágio, permitindo aos alunos da conhecer a realidade do mercado de trabalho e das organizações.

Além disso, o laboratório inclui ainda programa de mentoria e apoio a projetos tecnológicos (Digital Lab), um programa de colaboração e associação à incubadora tecnológica e criativa da Universidade Lusófona e às suas startups, através do programa CGI Unicorn Academy e um programa de identificação e captação de talento para reforçar as equipas da CGI.

José Pratas, responsável pelas áreas de Innovation & Partnerships, CGI, explica que o «paradigma da inovação mudou» e que «actualmente, pela complexidade e velocidade com que é preciso dar resposta aos desafios, é impossível fazê-lo internamente e de forma isolada»

Assim, a «solução passa por criar ecossistemas de inovação que incluam diferentes actores, com o objetivo, justamente, de dar resposta aos desafios através da complementaridade e sinergias» e desta abordagem que nasce o CGI Lusófona Innovation Lab.

Já Rui Ribeiro, Diretor LISS – Universidade Lusófona Information Systems School, salienta que a «parceria que demonstra que é possível criar ligações fortes entre universidades e empresas» e que fala de alguns objectivos do laboratório que já foram alcançados: «Permitiu aos nossos alunos desenvolverem projectos reais com tecnologias disruptivas e de aplicação prática, tal como permitiu a consultores da CGI sustentar as suas metodologias com formações orientadas dadas pelos nossos docentes. Esta bidirecionalidade tem tido efeitos práticos e de crescimento mútuo. Estamos a trabalhar para crescermos ainda mais nesta cada vez maior simbiose de interesses complementares».