DistribuiçãoNotícias

Esprinet regista vendas de 4,7 mil milhões de euros com ajuda do mercado nacional

Em Portugal, a empresa conseguiu vendas de 126,5 milhões de euros, tendo crescido 18% comparativamente a 2021.

A Esprinet anunciou os resultados de 2022 em que conseguiu uma boa rentabilidade com um EBITDA ajustado de aproximadamente 91 milhões de euros e vendas estáveis de 4,7 mil milhões de euros, sensivelmente o mesmo que registou em 2022.

Alessandro Cattani, CEO da Esprinet explica o desempenho da empresa: «Encerrámos 2022 com um sentimento de satisfação renovada, ao estabelecer um novo recorde de rentabilidade, com o EBITDA ajustado a subir 5% . O quarto trimestre, em concreto, registou um crescimento recorde de rentabilidade de 29%, apesar de uma ligeira diminuição nas vendas devido a uma forte redução na procura de PC, no segmento de consumo, comparativamente ao ano anterior».

O responsa´vel salienta ainda que «os resultados foram impulsionados pela estratégia do grupo» que decidiu «concentrar-se nos sectores de negócio de margens elevadas, que representam agora 42% do total de vendas (38% em 2021)».

Assim, Alessandro Cattani revela que a área de «soluções e serviços, com um crescimento de 19%, ultrapassou os mil milhões de euros, representando 19% (16% em 2021) do total do negócio, ultrapassando a unidade de negócios de ecrãs», cujo o volume de negócios triplicou. Adicionalmente, «o peso das receitas geradas pelas vendas a clientes empresariais aumentou para 62%, comparativamente com os 55% do ano transacto», refere o CEO da Esprinet.

Em Portugal, a empresa conseguiu vendas de 126,5 milhões de euros, tendo crescido 18% comparativamente a 2021. Além disso, a Esprinet consolidou ainda mais a sua quota, num mercado que cresceu 10%.

Em Espanha, as vendas da empresa ascenderam a 1,7 milhões de euros, aumentando 4% ante o ano anterior e Itália continua a ser o maior mercado do grupo com vendas de 2,7 mil milhões, mas registou de decréscimo de 4% em comparação com 2021.

Segundo a Esprinet, os resultados anunciados são ainda provisórios já que não foram auditados e podem estar sujeitos a alterações aquando da aprovação.