EmpreendedorismoNacionalNotícias

Portugal Ventures investiu 18,6 milhões de euros em 42 startups em 2022

A sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento fez novos investimentos em 17 startups que totalizaram 8,8 milhões de euros.

Teresa Fiúza, Pedro de Mello Breyner e Rui Ferreira lideram a equipa da Portugal Ventures.

A Portugal Ventures anunciou os principias resultados do ano passado, em que investiu 18,6 milhões de euros em 42 empresas e contou com 6 novas startups no seu portfólio – Cell4Food (agricultura celular), GovWise (data science), Kendir Studios (jogos educativos imersivos), Topo Tents (natureza e experiências outdoor), Unlock Boutique Hotels (hotel management) e a BHOUT (gaming e fitness).

A sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento fez novos investimentos em 17 startups, nos quais se incluem as seis empresas supramencionadas, que totalizaram 8,8 milhões de euros. Além disso, realizou ainda 25 operações de follow-on num total de 9,8 milhões de euros e 15 operações de co-investimento.

A rede de parceiros da Portugal Ventures também aumentou em 2022 e a sociedade integrou 14 novas entidades na Rede Ignition Partners Network (incubadoras/aceleradoras, associações, pólos tecnológicos e universidades); mais uma entidade na Rede de Parceiros de Capital e sete na Rede de Parceiros Corporate.

Por outro lado, sociedade de capital de risco lançou seis iniciativas de captação de dealflow, tendo recebido 308 oportunidades para investimento e lançou o Dashboard, uma ferramenta que apresenta a actividade da Portugal Ventures ao longo do ano em tempo real.

Rui Ferreira, presidente da Portugal Ventures, faz um balanço de 2022: «Foi um ano muito especial para a Portugal Ventures com a comemoração do 10.º aniversário, e também de reconhecimento pelos nossos pares – Associação Investors Portugal – como Investidor de Early Stage do ano. Estamos orgulhosos do nosso trabalho no acompanhamento diário junto do nosso portefólio, e sempre com o objectivo de em conjunto com os founders continuarmos a aportar conhecimento e expertise, para o desenvolvimento dos seus projectos e crescimento dos negócios».

O responsável diz que a sociedade está «confiante em 2023» e que «irá dar continuidade à sua missão na dinamização do ecossistema empreendedor nacional».