Empreendedorismo

Portugal Ventures faz parceria com a ANA, Cuatrecasas e Galp para fomentar a inovação nacional

A entidade pública vai criar sinergias para as startups do seu portfólio auxiliando-as na testagem dos seus pilotos, na adaptação do seu modelo de negócio ao mercado real e na angariação de potenciais leads comerciais. 

A Portugal Ventures anunciou a assinatura de memorandos de entendimento com a ANA Aeroportos de Portugal, a Cuatrecasas e a Galp que passam a integrar a rede de corporate partners da sociedade de capital de risco.

Com o apoio destes parceiros, a entidade pública vai criar sinergias para as startups do seu portfólio auxiliando-as na testagem dos seus pilotos, na adaptação do seu modelo de negócio ao mercado real e na angariação de potenciais leads comerciais.

Teresa Fiúza, vice-presidente da Portugal Ventures afirma que os novos membros da rede de corporate partners permitem «abrir portas» às startups participadas pela sociedade para que estas «possam continuar a
desenvolver os seus produtos», além de «aportar know-how» a todos os envolvidos.

Já as empresas que fazem parte desta rede conseguem ajudar a fomentar a inovação e as respectivas áreas de investigação e desenvolvimento, melhorar processos, e explorar soluções que podem trazer melhorias aos seus produtos e/ou serviços.

Thierry Ligonnière, presidente da comissão executiva da ANA Aeroportos de Portugal, salienta que
«o objectivo de encontrar novas soluções para os desafios do sector da aviação» e que a colaboração «permitirá desenvolver novas ideias aplicáveis à rede de aeroportos» da VINCI a nível mundial.

Já no caso da Cuatrecasas, Nuno Sá de Carvalho, managing partner da sociedade de advogados, salienta que a parceria servirá para dar apoio «na formação os CEO das empresas investidas pela Portugal Ventures e respectivas equipas, contribuindo para que desenvolvam da melhor forma os seus produtos e serviços, e
potenciando a expansão dos seus negócios e a atracção de investimento».

A Galp, segundo Georgios Papadimitriou, COO de energias renováveis e inovação da Galp, aproveitar as sinergias para «desenvolver e oferecer novas soluções energéticas mais sustentáveis e acessíveis aos seus clientes».