NacionalNotícias

SAS cria laboratório de análise de dados na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

O SAS-FCUL Lab pode ser usado por estudantes, professores e investigadores, mas também por colaboradores de clientes e parceiros da empresa.

SAS

O SAS Portugal anunciou a criação de um laboratório científico na FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O objectivo do SAS-FCUL Lab é «proporcionar aos estudantes contacto com software actualizado que permita a análise de grandes conjuntos de dados» e «a reforçar as competências e valências do seu corpo docente e de todos os seus alunos» da instituição.

O laboratório pode ser usado por estudantes, professores e investigadores, mas também por colaboradores de clientes e parceiros do SAS e vai contar com sessões de formação e workhops, «com recurso à utilização do SAS OnDemand for Academics ou SAS Viya for Learners, entre outras iniciativas na área da analítica avançada».

Teresa Alpuim, professora e presidente do departamento de estatística e investigação operacional (DEIO) da FCUL, explica a importância da iniciativa: «É com enorme satisfação que assistimos à inauguração deste laboratório científico que estará, a partir de agora, ao dispor dos nossos alunos e comunidade em geral».

Já Guilherme Dias, sales director do SAS Portugal, salienta a colaboração com a entidade: «É já longa a relação e historial do SAS com o mundo académico, sendo por isso com profundo agrado que vemos que esta ligação não esmoreceu, ao inaugurar hoje o SAS-FCUL Lab. Com mais de 25 anos em Portugal e mais de 45 anos dedicados ao tratamento de dados, é realmente um orgulho podermos trabalhar em conjunto com entidades de ensino superior de renome, como é o caso da FCUL, e poder levar a analítica a todos!».