Empreendedorismo

Portugal Ventures investe na Fraudio, miio, Wallid, C-mo Medical solutions, FootAR, Pruvo e Spinach Tours

Teresa Fiúza, Pedro de Mello Breyner e Rui Ferreira lideram a equipa da Portugal Ventures.

A Portugal Ventures reforçou o seu portfólio e anunciou sete novos investimentos em startups que totalizam um valor de 5 milhões de euros. Este anúncio junta-se aos quatro investimentos anteriores feitos em 2022 e aumentam para onze as empresas investidas pela sociedade de capital de risco.

Na área de digital e tecnologia, a Fraudio, que desenvolveu uma solução de combate à fraude nos pagamentos e crimes electrónicos, foi uma das startups alvo de investimento. Este financimaneto vai permitir à empresa «reforçar a presença em Portugal e alavancar as áreas de vendas, marketing e I&D».

Já a miio, especializada em mobilidade eléctrica, vai usar o valor para «capacitar a equipa de recursos humanos nas áreas da engenharia e marketing, e ainda acelerar a internacionalização nomeadamente para os mercados de Espanha e França». Por seu turno, a WalliD, que tem uma solução de gestão de identidades digitais, vai usar o valor conseguido «continuar a desenvolver o produto para aumentar a rede integrações com redes e protocolos de identidade digital.

Na área da saúde, a aposta foi para a C-mo Medical Solutions, que desenvolve soluções para o diagnóstico e gestão de doenças respiratórias. A ronda foi realizada .em co-investimento com a Boehringer Ingelheim Venture Fund e a High-Tech Gründerfonds, e irá permitir à startup «potenciar a tecnologia no mercado europeu e norte americano, bem como expandir o seu portefólio de soluções».

Pela Call Madeira, a Portugal Ventures investiu na FootAR, startup que criou uma plataforma de realidade aumentada, imersiva, que replica um estádio de futebol virtual, com disponibilização, em tempo real, de dados e estatísticas sobre jogadores, clubes e campeonatos. A empresa vai agora usar o financiamento para «finalizar o protótipo e desenvolver integrações para actuais e novos clientes».

Por último o investimento na Pruvo ( solução de inteligência artificial que permite às agências
de viagens e aos viajantes beneficiarem da flutuação de preços nas reservas de hotéis) e na Spinach Tours (plataforma destinada a operadores de circuitos turísticos com um modelo de Vehicle As A Service), feitos através da Call Turismo.

Rui Ferreira, presidente da Portugal Ventures, explica as últimas iniciativas da sociedade de capital de risco: «Reforçamos o nosso portfólio com o investimento em seis novas empresas que desenvolvem soluções em sectores estratégicos como é o caso da sustentabilidade, saúde, identidade digital e turismo e que estão num estágio de crescimento do seu negócio e reconhecimento no mercado nacional e internacional».