Empreendedorismo

5ª Edição da Call Turismo da Portugal Ventures tem inscrições abertas

À semelhança da última edição serão privilegiados as candidaturas que contribuam para os objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Pedro de Mello Breyner, Teresa Fiúza e Rui Ferreira lideram a equipa da Portugal Ventures.

A Portugal Ventures lançou hoje a 5ª edição da Call Turismo, em parceria com o Turismo de Portugal e o Nest – Centro de Inovação para o Turismo, que terá um valor total de 5 milhões de euros para projectos que contribuam para a inovação, sustentabilidade e eficiência do sector.

A iniciativa permite candidaturas até dia 31 de Julho e cada empresa poderá ter acesso a um investimento entre 200 mil euros e até ao máximo de 1 milhão de euros.

São aceites projectos não tecnológicos, «que apresentem conceitos diferenciadores para a oferta turística do País, que contribuam para o enriquecimento da experiência do turista e o reforço da competitividade de Portugal como destino turístico» e de carácter tecnológico que «apresentem soluções que permitam melhorar a eficiência das empresas do sector do turismo e da sua oferta de produtos e serviços» e incluam uma destas tecnologias: o inteligência artificial; realidade virtual e aumentada; IoT; mobile; clean tech; marketplaces; robótica; software ou hardware.

À semelhança da última edição serão privilegiados as candidaturas que contribuam para os objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, ou seja, com soluções que «promovam a desmaterialização de processos e serviços, reciclagem, reutilização e redução de resíduos, integração de energias limpas, eficiência energética, eficiência hídrica e mobilidade inteligente».

A Portugal Ventures anunciou ainda que MTI – Managing the Intelligence é a mais recente investimento da entidade e que resulta precisamente da 4ª edição da Call Turismo.

A empresa desenvolveu dispositivos de IoT e software, utilizando inteligência artificial, para o mercado global da Hotelaria e Alojamento Local e tem como objectivo «apoiar as empresas desse sector a implementar as boas práticas de sustentabilidade e eficiência energética». A solução da MTI funciona com qualquer sistema e marca de ar condicionado e serve para aumentar o conforto térmico dos hóspedes e reduzir o custo com a factura da electricidade.