NacionalNotícias

FPC inaugura espaço em que é possível experimentar tecnologias que marcaram a história das comunicações

Os visitantes podem interagir com alguns dos dispositivos que estão divididos em seis pólos: «escrita, telegrafia, telefonia, som e imagem e multimédia».

Ana Ferreira | FPC

A Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) comemora este mês os seus 25 anos de existência e para celebrar esta data criou uma exposição especial dedicada a tecnologias que marcaram os «últimos 120 anos» e que fazem «parte das reservas museológicas» da entidade.

Este espaço de experimentação, que pode ser visitado de forma gratuita, tem equipamentos que mostram a evolução das comunicações ao longo dos anos, como telégrafos, telefones de várias gerações, rádios, telex, televisores analógicos, máquinas de escrever, entre outros.

Além disso, é possível ver também objectos icónicos do passado que marcaram diversas indústrias e a vida dos portugueses como máquinas de escrever, walkmans, gira-discos, projectores de slides e até uma Playstation One e uma Sega Dreamcast.

Os visitantes podem interagir com alguns dos dispositivos e tecnologias que estão divididos em seis pólos: «escrita, telegrafia, telefonia, som e imagem e multimédia».

Este espaço, que representa um verdadeiro “regresso ao passado”, ou, no caso dos públicos mais jovens, um local de aprendizagem, pode ser visitado até dia 31 de Março de 2023 no Museu das Comunicações da FPC.

Museu das Comunicações/FPC

Também patente no Museu de Comunicações e com entrada gratuita está a exposição ‘Trabalhadores das Comunicações – uma história a preto e branco’. Trata-se de uma «selecção de sessenta fotografias que representa o quotidiano dos trabalhadores na primeira metade do século XX, permitindo-nos viajar no tempo e observar as suas funções, serviços e ambiente de trabalho, paralelamente à evolução do sector».

As imagens, que podem ser vistas até dia 31 de Março de 2023, fazem parte do espólio do arquivo iconográfico, propriedade dos CTT-Correios de Portugal e da MEO/Altice à guarda da Fundação Portuguesa das Comunicações.