Empreendedorismo

Do imobiliário às criptomoedas, com um unicórnio pelo meio: estas são as 25 startups nacionais mais promissoras

A sexta edição do Scaleup Portugal tem dois novos relatórios: o Food Tech Startup Ecosystem e o Portugal's State of Climate Tech 2022.

Freepik

A mais recente edição do Scaleup Portugal, um relatório criado há cinco anos pela BGI, voltou a reunir as startups tecnológicas (top 25) portuguesas mais promissoras. O primeiro lugar pertence à Casafari, uma startup que tem um software de análise de dados baseado em IA para o mercado imobiliário. A empresa também é a primeira classificada na categoria ‘Consumer & Web’ deste relatório.

O top cinco é composto pela Critical Techworks (uma parceria entre a BMW Group e Critical Software, para desenvolver tecnologias para automóveis), Advertio (cuja missão é ajudar pequenas empresas e negócios a publicar anúncios online), Kenbi (uma plataforma de gestão para enfermeiros) e Utrust (uma solução para sites e lojas online que permite o pagamento com criptomoedas).

Na lista de Menções Honrosas deste relatório está ainda a Sword Health (uma startup da área da saúde que criou a «primeira solução digital para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas»), o único unicórnio da lista, estatuto que conseguiu em seis anos e que fez da empresa a mais rápida a atingir este nível em Portugal.

Em 2022, houve duas novidades: a organização decidiu incluir dois novos relatórios. O ranking Food Tech Startup Ecosystem, que «identifica e analisa o top 5 das melhores startups portuguesas de alimentação, nutrição e agricultura»; e o estudo Portugal’s State of Climate Tech 2022, uma microanálise das 10 startups portuguesas que mais se destacaram na luta contra as alterações climáticas e/ou na neutralização dos seus efeitos».

O Food Tech Startup Ecosystem é liderado pela Tesselo, uma startup de Lisboa focada no segmento da agricultura sustentável; no top 5 estão ainda a Pleez, a Healthy Eva, a Bio Habitus e a Qina. Já no Portugal’s State of Climate Tech 2022, não há uma “classificação” das empresas, apenas uma exposição das melhores empresas, feita com recurso ao LinkedIn, ao Crunchbase e a notícias de meios online.

O Scaleup Portugal 2022 pode ser visto na íntegra, aqui (é preciso deixar um e-mail, para onde será enviado o documento em PDF).