Além Fronteiras

Schneider Electric e Terra Cloud potenciam sustentabilidade nos centros de dados

Em 2020, os centros de dados representaram entre 1% a 2% do consumo global de electricidade. Neste contexto, a Terra Cloud e a Schneider Electric uniram esforços para acelerar os compromissos de neutralidade carbónica com uma nova estratégia integrada.

Wortmann AG Hüllhorst.

As empresas que fornecem aluguer e hospedagem de dados ou computação, as ‘colocation providers’, estão numa posição única para melhorar a sustentabilidade nas suas infra-estruturas físicas – é o caso da Terra Cloud que, em parceria com a Schneider Electric, convidou um grupo de jornalistas para testemunhar in loco as soluções que apresentam para reduzir os custos com a energia em centros de dados. Actualmente, existem vinte mil milhões de dispositivos conectados, mas estima-se que, até 2030, cheguem aos quinhentos mil milhões, o que contrasta com a escassez de espaço físico disponível em datacenters. A isto há que acrescentar a crise energética – aqui, há dois factos interessantes a sublinhar: neste Inverno, a Europa terá menos 20% de energia disponível, com o preço a ter subido, em média, 38,6%. Isto fez com que, em alguns países, as autoridades tenham limitado o consumo de energia dos centros de dados.

Electricidade 4.0 é a solução
Neste contexto, Rob McKernan, SVP de secure power europe da Schneider Electric defendeu que a electricidade 4.0, que resulta da combinação de digitalização e electrificação, é a principal solução para reduzir a dependência energética e aumentar a sustentabilidade. Um exemplo desta abordagem é o data center de 5 MW que a Terra Cloud opera no campus de Hüllhorst, no noroeste da Alemanha, que visitámos. Em parceria com a Schneider Electric, a Terra Cloud implementou um dos centros de dados de colocation «com maior eficiência energética da região» e registou uma «procura acelerada, por parte de parceiros e clientes, pelos seus serviços de cloud e hosting durante os últimos dez anos», explica a empresa.

Objectivo é ter 100% de energia renovável
Em Hüllhorst foi instalada uma fonte de alimentação ininterrupta Galaxy VL da Schneider Electric com baterias de íons de lítio, que tira partido da tecnologia patenteada eConversion, que permite «99% de eficiência sem comprometer a disponibilidade», explica a Terra Cloud. O campus tem ainda painéis solares e aproveita a energia renovável produzida por geradores eólicos. Com isto, a Terra Cloud quer passar do mix actual de 80% de energia renovável e 20% de fóssil para 100% renovável.