InternacionalNotícias

Equinix é o novo membro do projecto Gaia-X

A empresa quer ajudar o projecto «partilhando a sua experiência na disponibilização de uma plataforma global de interconexão global e federada, assente em pontos de exchange neutrais».

starline / Freepik

A Equinix aderiu à associação internacional sem fins lucrativos Gaia-X, para apoiar o desenvolvimento de uma infraestrutura digital na Europa. O projecto quer criar um ecossistema de dados que garanta a privacidade e a soberania digital dos mesmos, além de incorporar valores de «transparência, abertura, protecção e segurança».

O objectivo é criar ruma estrutura aberta de standards tecnológicos e API, de modo a dar suporte a uma infraestrutura digital regional, federada e descentralizada, que permitirá que os provedores de serviços europeus possam interoperar e trocar dados através de um ecossistema interconectado.

A Equinix quer ajudar o projecto «partilhando a sua experiência na disponibilização de uma plataforma global de interconexão global e federada, assente em pontos de exchange neutrais». Peter Waters, Chief Privacy Officer da empresa, explica que isso mesmo: «Temos o prazer de disponibilizar a nossa experiência, para apoiar a missão da Gaia-X – criar uma infraestrutura de dados federada e segura, onde empresas e indivíduos possam reter a soberania dos dados e garantir que os seus dados possam ser trocados, com segurança».

A estrutura de software desenvolvida através da iniciativa europeia poderá também possibilitar uma aprendizagem significativa para outras regiões do mundo, que procuram aumentar a conectividade entre os países, mantendo a soberania dos dados.

Deixe uma resposta