NacionalNotícias

Candidaturas para a terceira edição do programa UPSkill estão abertas

Os candidatos têm de ter o 12º ano completo ou uma licenciatura pós-Bolonha, um bom domínio de Inglês (B2) e não necessitam de ter conhecimentos prévios em tecnologia.

Pexels/Pixabay

As empresas e candidatos em participar no Programa UPskill – Digital Skills & Jobs já podem fazê-lo através do site da iniciativa.

A 3.ª edição do programa, que resulta de uma parceria entre empresas, através da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, o IEFP, instituições de ensino superior e o apoio do Governo, tem como objectivo «(re)qualificar em várias áreas tecnológicas» pessoas desempregadas ou em situação de subemprego.

O UPskill permite o acesso a acções de formação (cerca de 6 meses), ministradas numa das instituições de ensino superior aderentes, seguida de uma formação em contexto de trabalho numa das empresas que pretende contratar profissionais de TIC.

Os candidatos têm de ter o 12º ano completo ou uma licenciatura pós-Bolonha, um bom domínio de Inglês (B2) e não necessitam de ter conhecimentos prévios em tecnologia. O processo de selecção para a fase de formação implica a identificação pelos candidatos da área tecnológica que pretendem frequentar, seguida da realização de testes psicométricos e de inglês.

Os alunos aceites terão uma bolsa de formação, paga pelo IEFP, equivalente ao salário mínimo nacional. Após a conclusão com sucesso da formação, os formandos aprovados pelas empresas serão contratados com um salário mínimo equivalente a 1200 euros (incluindo subsídio de alimentação).

A 1ª edição, que iniciou em 2020, contou com 430 formandos em 7 localidades e, no final, foram contratados mais de 80% dos formandos que concluíram a formação com sucesso. Já na 2ª edição, lançada em Outubro de 2021, foram seleccionados cerca de 850 formandos que frequentaram formações em 11 localidades do País.