DistribuiçãoNotícias

TD SYNNEX: serviços são a grande aposta das empresas de TI europeias nos próximos anos

A maioria dos parceiros europeus (63%) prevê que a revenda de hardware será também fundamental, com 25% a indicar que a categoria vai aumentar e 38% a referir que não haverá alteração. 

Freepik

O primeiro Ecosystem Benchmark Report da TD SYNNEX mostra que os serviços são a nova tendência e que 75% das empresas de TI europeias esperam vender mais serviços geridos nos próximos três anos.

O estudo, feito em parceria com a Canalys e que inquiriu 300 parceiros do ecossistema tecnológico de média dimensão, revela ainda que as organizações esperam aumentar a venda de serviços profissionais (65%);
XaaS com base no consumo (50%); serviços em pacote (44%) e dos serviços de ciclo de vida do produto (38%).

Mas a maioria dos parceiros europeus (63%) prevê que a revenda de hardware será também fundamental, com 25% a indicarem que a categoria vai aumentar e 38% a indicarem que não haverá alteração.

No entanto, a aposta em determinados segmentos como o metaverso parece que ainda “não arrancou” com menos de um quinto dos líderes europeus dizer que vão oferecer soluções de realidade aumentada e virtual até 2024. Isto apesar da oportunidade negócio do metaverso, um mercado que se espera que chega a 16 mil milhões de dólares na Europa, de acordo com a IDC.

Os inquiridos na Europa identificaram os factores fundamentais que os seus negócios enfrentam são antecipar e responder às expectativas tecnológicas dos utilizadores finais: gerir eficazmente as operações empresariais do ecossistema tecnológico e o envolvimento, enriquecimento e capacitação do ecossistema tecnológico. Mas reconhecem que a colaboração é essencial e 79% classificam os parceiros do ecossistema como importantes ou muito importantes para o crescimento futuro.

Andy Gass, Chief Digital Officer da TD SYNNEX, salienta que «num ambiente de mudança tecnológica rápida e contínua, as empresas europeias de TI têm de colocar as soluções no mercado mais rapidamente. A colaboração entre ecossistemas acelera esse período de colocação no mercado, reduz os custos e minimiza as lacunas nas competências tecnológicas».

Apesar dos desafios, 82% dos líderes de TI europeus esperam crescer este ano fiscal, com 43% dos parceiros a afirmar que a segurança, os servidores e o armazenamento são os principais impulsionadores de receitas e 40% a afirmar que estas tecnologias são as mais rentáveis.