Empreendedorismo

The Inventors, GoWizi, BeGreen, Hoterway, WhyWaste e Witseed são os vencedores do Programa Banco Montepio Acredita Portugal

Esta edição do Programa Banco Montepio Acredita Portugal contou com mais de 3257 inscrições, com origem em 27 países, de todos os continentes.

Os vencedores da 12.ª edição do programa de aceleração Banco Montepio Acredita Portugal. já são conhecidos. A iniciativa da Unlimit, anteriormente conhecida por Associação Acredita Portugal, e do Banco Montepio oferece a oportunidade a equipas com ideias inovadoras de usufruírem de mentoria, formação e investimento, por forma a terem ferramentas para promover um crescimento acelerado do seu negócio.

Na categoria de Empreendedorismo Social, a The Inventors foi a startup distinguida que arrebatou também o prémio Melhor Startup do Ano, garantiu um lugar em formato de stand na edição de 2023 da Web Summit. O objectivo é «inspirar uma nova geração de inventores através de experiências educativas para crianças dos 5 aos 14 anos nas áreas das engenharias, artes e criatividade».

Já a GoWizi foi a vencedora na categoria da mobilidade e tem um software de planeamento automatizado com inteligência artificial para agilizar as entregas. Na área das Cidades Inteligentes, a BeGreen, que constrói e opera estufas dentro de cidades, com tecnologia que aumenta a produtividade em 28 vezes por metro quadrado e reduz ainda o desperdício, foi a vencedora.

O galardão H2O Inovação foi para a Hoterway, que actua na área da eficiência hídrica e da energia passiva e que tem uma solução para reduzir o tempo de espera pela água quente nos edifícios residenciais e comerciais.

Na categoria Soluções Tecnológicas, o prémio foi para a WhyWaste, que utiliza ferramentas como big data e inteligência artificial para ajudar retalhistas alimentares a reduzir em 75% o desperdício alimentar.

A categoria que abrange todos os sectores da inovação e que tem o nome Acredita Portugal distinguiu a Witseed, a Netflix da formação profissional corporativa. A startup faz produção de documentários educacionais com o objectivo de escalar a estratégia de interacção de profissionais em grandes empresas.

Miguel Queimado, fundador da Unlimit afirma que, o programa «conseguiu atrair um leque muito diversificado de startups interessadas em acelerar os seus negócios» e Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio, salienta que foi distinguido «o que de melhor pode caracterizar a cidadania, quando activa: a capacidade de fazer a diferença e de devolver à sociedade a confiança e a esperança no progresso conjunto».

Esta edição do Programa Banco Montepio Acredita Portugal contou com mais de 3257 inscrições, com origem em 27 países, de todos os continentes. A iniciativa já apoiou mais de 100 mil equipas em diversas áreas, sendo que 73% tiveram até 100 mil euros de facturação, um ano após a sua participação, e angariaram um financiamento total aproximado de 68 milhões de euros.