brand.IT

Dicas úteis para limpar e organizar o seu MacBook

Macintosh

No mundo empresarial ter um MacBook organizado significa que podemos ter uma vida digital mais simples e manter um nível de concentração nas nossas tarefas maior. Quando temos tudo junto sem qualquer nexo ou organização é mais difícil adoptarmos a consciência daquilo que efectivamente temos para fazer.

A organização, quer seja numa empresa ou no seu dia-a-dia, é fundamental para a melhoria do nosso trabalho. No entanto como em qualquer sistema operativo, o MacBook pode precisar de alguma ajuda no sentido de ser o próprio utilizador a tratar da arrumação do sistema operativo à sua maneira em vez de deixarmos isso ao acaso.

Por isso, apresentamos agora quatro dicas muito importantes para limpar e organizar o seu MacBook:

Limpeza de ficheiros grandes

Existem muitos ficheiros que nós fazemos download e que nos esquecemos que estão lá. Como limpar o Mac é um assunto muito pesquisado na Internet, uma vez que a limpeza significa mais espaço e ter mais faço significa ter mais produtividade e mais capacidade para obter mais informação.

Quer seja um filme, um ficheiro grande de um software, ou qualquer outra situação deste género, a pasta downloads pode ser organizada por espaço em disco, e podemos seleccionar os ficheiros que devemos apagar. Por outro lado, quando fazemos gravações de ecrã no QuickTime, estas gravações estão no desktop, e podemo-nos esquecer de as apagar. Assim, é simples ir ao desktop e apagar este tipo de ficheiros que já não vamos precisar.

Programas que não usamos

Quando compramos um MacBook pela primeira vez ele vem com algum software instalado, como por exemplo o iMovie. Este é um software para edição de vídeo que a própria Apple disponibiliza de forma gratuita e utilizado por muitas pessoas, no entanto se não está a utilizar o seu MacBook para fazer vídeos, não faz sentido ter esta aplicação. A mesma lógica pode ser aplicada ao Numbers ou ao Writer, apps da Apple que vêm pré-instaladas, porque se usar as apps da Microsoft como o Word não faz sentido ter as apps da Apple.

Se apagar estas apps na pasta de Aplicações, consegue ganhar um pouco mais de espaço em disco.

Mantenha o macOS atualizado

Quando mantém o seu sistema operativo actualizado, vai mantendo todas as actualizações de segurança e também um novo design do macOS, o que por sua vez vai ser útil na optimização do seu trabalho e também na forma como organizar as coisas. Por exemplo, há cerca de um ano foi lançada uma pequena, mas grande, actualização no sistema de ficheiros do macOS em termos gráficos, com ícones mais intuitivos e novas funcionalidades.

Quando faz actualizações regulares está também proteger o seu MacBook de qualquer vulnerabilidade pelo que é altamente recomendado manter o seu MacBook actualizado e instalar sempre as últimas versões.

Envie ficheiros para o iCloud

Se quiser comprar algum espaço em disco, pode também enviar alguns ficheiros para o iCloud, fazendo uma subscrição de uma conta que tenha mais espaço e enviando para lá alguns ficheiros grandes que tenha no seu MacBook. Desta forma não precisa de ter tantos documentos no seu MacBook, e pode também fazer um backup dos documentos que tem, sendo assim mais seguro para si ter os documentos todos na nuvem.